NOTÍCIAS
30/10/2014 16:40 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Mitos de casas assombradas confirmados e desmentidos

Shaun Lowe via Getty Images

Vamos encarar os fatos: o mês de outubro é o mais assustador do ano. Nesse mês levamos sustos com fantasias medonhas de Halloween e outras criaturas como fantasmas e monstros – independente de acreditarmos nessas coisas ou não.

Para nós, quando as escadas começam a ranger demais ou uma rajada de vento mais forte abre a porta de casa repentinamente, nós com certeza começamos a acreditar que a nossa casa é mal-assombrada. Decidimos então pedir para John E.L. Tenney, um dos mais renomados investigadores de ocorrências paranormais no mundo e estrela do novo programa de TV 'Ghost Stalkers', desmentir e confirmar os maiores mitos.

Leia mais: 13 casas assombradas reais e suas histórias de terror

Veja a seguir alguns do equívocos – e verdades – que ele encontra com maior frequência.

1. Você sentiu alguém tocar no seu ombro quando ninguém está lá.

shoulder

VERDADEIRO: Tenney nos falou que “a natureza mais real das assombrações é que elas são bem mais sutis e variadas”. Então, se você sente que alguém deu um tapinha no seu ombro em uma sala vazia ou em uma casa, você talvez esteja na presença de um espírito que está assombrando o local”.

2. Os móveis da sua casa mudam de lugar sozinhos constantemente.

FALSO: Segundo Tenney, "não existem regras ‘rígidas” quando se trata de descobrir se uma casa é mal-assombrada ou não, mas existem certas coisas que não acontecem, como um animal de estimação que fala em várias línguas ou um colchão que de repente fica ‘levitando’.

3. Pessoas que morreram na sua casa.

FALSO: "As pessoas acreditam que se houver uma morte ou acontecimento trágico na casa onde moram, ela ficará mal-assombrada, mas isso nem sempre é um indicador confiável de que manifestações estranhas acontecerão ali”, explicou Tenney. "A maioria das habitações será em algum momento o palco de uma morte ou tragédia e mesmo assim não ocorre o que muitos chamam de ‘assombrações’ nelas”.

4. Você ouve barulhos estranhos com mais frequência durante certas épocas.

outside thermometer

FALSO: Em alguns dos casos que Tenney investiga, os moradores das casas “mal-assombradas” relataram terem ouvido barulhos estranhos que Tenney atribui à mudanças de temperatura. Ele explicou que Madeira, aço e outros materiais encolhem e expandem, o que pode causar esses barulhos à noite, principalmente no outono e na primavera.

5. De repente você sente o cheiro do perfume usado por um ente querido.

VERDADEIRO: Da mesma forma que você pode sentir alguém batendo no seu ombro quando você está sozinho, Tenney disse que a presença de um possível espírito “pode ser experimentado como algo tão simples quanto o cheiro do perfume que a pessoa querida usava quando estava viva”.

6. Você teve uma experiência assustadora em um sótão, porão, vão ou armário.

attic

FALSO: "Relatos de experiências assustadoras que ocorrem em uma casa geralmente se baseiam em locais escuros e apertados como o sótão, porão/vão e armários”, disse Tenney. “Isso pode estar ligado ao medo psicológico humano de lugares escuros e apertados”.

Para nos tranquilizar ainda mais, Tenney disse também que uma “busca rápida pelos meus arquivos durante os últimos 27 anos mostra que praticamente 98% dos casos que eu investiguei tinham uma explicação normal, e muitas vezes pouco óbvias”. Apesar disso não garantir que não esbarraremos com um espírito em algum momento da vida, é melhor guardar essa lista como referência, só por precaução.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.