MULHERES
24/10/2014 12:01 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

10 mudanças para tornar sua casa um lugar mais relaxante

GTRES

Sua casa deve ser seu refúgio e seu santuário. Tem de ser o seu reino, o lugar que em que você chega para relaxar depois de um dia duro, onde você se desconecta, descansa e desfruta da família e do que gosta de fazer.

“Nossa casa não é só uma casa, é muito mais. Nossa casa deve ser nosso lar, nossa igreja, nosso refúgio. É o lugar onde estamos mais confiantes, calmos e relaxados, protegidos e felizes”, afirma a psicóloga Angela Gual ao El Huffington Post. A chave para transformar uma casa em um lar está nos detalhes que a fazem nossa. “Descansamos melhor em um lugar que nos inspira mais confiança, um lugar onde não nos sintamos ameaçados. Um bom descanso significa fugir, entregar-se ao prazer do descanso e do sossego. Isso só se consegue num ambiente cuidadosamente pensado por e para nós”, acrescenta Gual.

O que temos de fazer? Pela ordem: luz, plantas e decoração são seus aliados. Eis dez mudanças que você pode incorporar gradualmente em sua casa, dando seu toque pessoal para torná-la um lugar mais relaxante.

1. Ponha ordem e jogue fora o que você não usa

orden camisas

Desordem pode causar estresse. Daí a importância de que suas coisas não invadam seu espaço. Pamela Peeke, especialista em psicologia, diz que a falta de organização pode levar a altos níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

Comece fazendo uma limpeza para livrar-se de todas aquelas coisas de que você não precisa. “Às vezes temos muitos objetos em casa e nos tornamos escravos deles”, diz a psicóloga Laura Arocena ao El Huffington Post. A especialista defende a mágica do suficiente: ter o que precisamos para viver e para não sermos escravizados pelo supérfluo.

Como diria Ellen Phillips, autora de Kick the Clutter: Clear Out Excess Stuff Without Losing What You Love (Acabe com a bagunça: livre-se das coisas que estão sobrando sem perder o que você ama, em tradução livre): “Leva apenas alguns segundos e deixa uma sensação incrível”.

2. Use caixas e tire as coisas de vista

cajas

Primeiro, se desfaça do que não quer e, em seguida, organize tudo do que você vai precisar de modo que o espaço se mantenha visualmente limpo. Isso impede a chamada poluição visual. Ambientes caóticos levam as pessoas a um estado de ansiedade e excitação momentânea, o que pode levar a distúrbios de atenção e do sistema nervoso e provocar estresse por causa da saturação de elementos e cores. Uma boa maneira de evitar isso é guardar suas coisas em caixas e etiquetá-las de forma adequada. Assim, você sempre vai saber o que está guardado em cada uma delas.

3. Incorpore elementos curvos à decoração

muebles curvos

Nem todos os elementos da sua sala precisam ser arredondados, mas é bom que nem todos sejam quadrados. De acordo com um estudo de 2009 realizado por Sibel Dazkir Seda, especialista em Design e Meio Ambiente Humano da Oregon State University, dos Estados Unidos, móveis sinuosos trazem sensação de felicidade e relaxamento. As linhas retas, por sua vez, são associadas a frieza, hostilidade e pouca vontade de ficar. É por isso que os móveis de lugares públicos costumam ser retos.

4. Tenha flores

flores

As flores têm impacto imediato sobre a felicidade e, no longo prazo, têm efeito positivo sobre o humor. Um estudo sobre o impacto visual das flores realizado em New Jersey aponta que as pessoas tendem a sentir-se menos deprimidas e ansiosas ao receber flores e também demonstram maior sensação de satisfação com a vida. As flores também ajudam a estabelecer conexões íntimas e melhoram o relacionamento com família e amigos.

5. E também plantas

plantas

Plantas não são apenas itens de decoração. Elas trazem benefícios para a nossa saúde e nosso estado de espírito e aumentam o nível de concentração. Um de seus principais valores é o estresse. De acordo com um estudo realizado na Holanda, a jardinagem é mais eficaz que outras atividades de lazer no combate ao estresse. As plantas também reduzem a sensação de cansaço.

Outro estudo, realizado na Noruega, constatou que as plantas podem aliviar os sintomas da depressão. Na pesquisa, pessoas diagnosticadas com depressão ou transtorno bipolar passaram seis horas por semana cultivando flores e verduras. Depois de três meses, metade dos participantes tinha experimentado uma melhora significativa dos sintomas.

Você pode comprovar todos os benefícios das plantas se tiver uma em casa. Você vai notar a mudança no humor e no bem-estar.

6. Um pouco de perfume

aromaterapia

Velas, incensos, essências para travesseiros... são muitas as opções que permitem adicionar um toque de perfume para a sua casa.

Os benefícios são muitos, pois o olfato estimula o hemisfério direito do cérebro, o lobo emocional, diz Angela Gual. “Isso significa que os odores, como as imagens, evocam sensações e sentimentos. Se eles são positivos, estimulam todo o sistema do prazer, liberando serotonina e promovendo sentimentos de felicidade.”

7. A importância da pintura

baño

A escolha das cores é essencial. Cada tom pode fazer você se sentir de um jeito, e alguns podem te deixar mais descontraído do que outros. No livro Psychology of Colour – How Colours Work on Feelings and Reason (Psicologia da cor – como as cores influenciam os sentimentos e a razão, em tradução livre), Eva Heller detalha o efeito das cores sobre as pessoas. Sua principal conclusão é que os sentimentos de calma relacionados ao verde, por exemplo, ou de emoção e alegria ligados ao vermelho, são resultado de “experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento”, escreve ela.

Além disso, um estudo realizado pela Universidade Estadual de Minnesota revelou que existem cores que podem reduzir significativamente os níveis de estresse, especialmente se elas estiverem presentes em casa. Segundo a psicóloga Gual, cores histriônicas “excitam o sistema nervoso, o que nos coloca em estado de alerta e aumentam os níveis de estresse e ansiedade. Portanto, evite cores intensas em quartos nos quais vai se passar muito tempo ou naqueles dedicados ao descanso e ao sono”.

Azul e cinza reduzem a frequência cardíaca e a pressão arterial, bem como trazem tranquilidade e calma. O rosa pálido pode geralmente tem o efeito oposto e, se utilizado, aconselha-se combiná-lo com elementos cinza. Aqui estão mais dicas.

8. Lençóis de cores claras

cama

Como não se trata de pintar de novo a casa inteira, podemos começar com pequenos toques no quarto. Os lençóis, cortinas e edredons devem ter cores sólidas e neutras, ou estampas mínimas. Assim, o espaço vai ser mais confortável e muito menos estressante, para que você possa descansar melhor.

9. Privilegie a luz natural

ventanal

Com mais luz natural, você não apenas evita acender lâmpadas, mas também tem um rendimento melhor. O estresse vai diminuir e seu relógio biológico não sofrerá alterações, o que significa sono e humor melhores, como afirma este guia para o aproveitamento da luz natural publicado pelo Ministério da Indústria, Energia e Turismo.

Certifique-se de que suas cortinas não sejam opacas a ponto de impedir a entrada da luz natural. Telas e portas de vidro deslizantes ajudam a construir espaços mais abertos e a aproveitar os benefícios da luz solar.

10. Decore com fotos de família e momentos alegres

decorar fotos

Arquitetos e decoradores sempre souberam escolher as formas certas, cores, iluminação e disposição dos elementos para trazer paz e tranquilidade aos espaços de uma casa. Mas eles não sabiam por que cada coisa tem um efeito psicológico diferente.

Como observa Gual, objetos têm significados especiais para cada pessoa. São símbolos que personalizam seu ambiente: “Esses objetos podem representar amor, paz, felicidade... e ajudam a melhorar a sensação de conforto e aconchego do espaço”.

Fotografias suas com as pessoas queridas ou registros de momentos felizes evocam emoções positivas. “Lembramo-nos dos sentimentos que temos em relação a essas pessoas e os que elas têm em relação a nós. Amor, família, união, apoio, compreensão... que, é claro, nos fazem nos sentir mais felizes”, acrescenta Gual. Aqui estão algumas idéias para decorar com fotografias.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost Spain e traduzido do espanhol.