NOTÍCIAS
23/10/2014 21:28 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

Os Dez Mandamentos: arqueólogos encontram esfinge usada no filme soterrada na California

Arqueólogos encontraram uma esfinge nas dunas de Guadalupe, na Califórnia.

Parece estranho. Mas não, não foi um ET que teletransportou o monumento egípcio através do Atlântico. A esfinge, feita de gesso, foi utilizada como cenário no clássico filme "Os Dez Mandamentos", lançado em 1923 pela lenda do cinema Cecil B. DeMille no auge do cinema mudo.

O monumento de quase 5 metros de altura deverá ser reconstruído depois de passar quase 90 anos sob as areias da Califórnia.

os dezmandamentos

Que filme é esse?

"Os Dez Mandamentos" é uma das obras mais marcantes do cinema.

Seu set de filmagem era "faraônico": Ao todo, 21 esfinges foram construídas. Só a fachada de um dos monumentos tinha a altura de um prédio de 12 andares e 219 metros de largura (duas vezes a largura do Templo de Salomão, prédio da Igreja Universal em São Paulo).

Como informa o jornal local Adobe Press, cada esfinge pesa cinco toneladas.

Indícios históricos sugerem que, quando o filme acabou, a areia e a chuva enterraram grande parte do set, que foi abandonado embaixo das dunas.

Desde os anos 1990, a administração pública realiza escavações para desenterrar o set, mas até agora apenas objetos pequenos haviam sido encontrados.

O grande desafio é conseguir desenterrar as enormes esculturas em gesso fino sem que o trabalho seja arruinado no fim do dia por causa dos fortes ventos.