NOTÍCIAS
20/10/2014 11:09 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Pesquisa Datafolha: Falta de água atinge 60% dos paulistanos; 66% planejam estocar

LEONARDO BENASSATTO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Pela primeira vez neste ano uma pesquisa Datafolha mostra que a maioria dos paulistanos afirma ter ficado sem água em casa nos últimos 30 dias. Segundo levantamento feito na última sexta-feira (17), 60% dos entrevistados ficaram sem água, três em cada quatro deles por mais de seis horas. Nas pesquisas anteriores, em junho e agosto, os índices foram de 35% e 46%.

A situação é mais grave para quem mora em casa (67%) e tem renda familiar inferior a cinco salários mínimos (65%). Entre os que vivem em apartamentos, que geralmente têm uma caixa d'água maior, 26% já sofreram desabastecimento. Entre os mais ricos, 32% dos que têm renda familiar superior a dez salários mínimos enfrentam falta d'água.

Para 75% da população, o problema poderia ter sido evitado: 66% dos entrevistados acham que o governo estadual tem muita responsabilidade pela crise de abastecimento; para 53%, a Prefeitura e o governo federal também têm muita responsabilidade.

Para 23% dos paulistanos, o problema é causado pela falta de chuvas e não havia como evitar a crise.

Aumentou de 71% para 77% o percentual de paulistanos que acreditam que o governo tem fornecido somente as informações que interessam ao próprio governo.

Para 43%, a atuação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), reeleito no primeiro turno, frente à crise tem sido ruim ou péssima; em agosto 38% tinha esta opinião. Para 36%, sua atuação tem sido regular e, para 19%, ótima ou boa.

Apesar do agravamento da crise, 85% dos que reelegeram Alckmin votariam nele novamente e, segundo o Datafolha, o governador ainda teria 51% dos votos válidos.

Finalmente, 66% da população disse que vai começar a guardar água com medo do desabastecimento. Na pesquisa de 12 e 13 de agosto, 34% disseram que estocariam água.

O jornal Folha de S.Paulo divulgou mais detalhes da pesquisa.

LEIA TAMBÉM

Sistema Cantareira antes e depois: imagens de satélite mostram situação chocante (FOTOS)