NOTÍCIAS
20/10/2014 22:12 -02 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Orionídeas: Chuva de meteoros causada por rastros do cometa Halley será visível durante madrugada

Curte astronomia? Então prepare uma boa xícara de café porque durante a madrugada tem show.

A partir de 23h desta segunda (20), será possível ver até 20 meteoros por hora riscando o céu. São as orionídeas, fenômeno que ocorre quando a terra passa pela região do espaço em que se concentram rastros de poeiras do cometa Halley.

Será possível avistar a chuva de meteoros a olho nu de qualquer lugar do Brasil, desde que o céu esteja limpo. Fora de grandes centros urbanos, a visibilidade é muito maior, pois as luzes da cidade ofuscam a luminosidade dos corpos celestes.

As orionídeas serão visíveis até as madrugadas do dia 29 de outubro, mas o auge do fenômeno ocorre entre a madrugada desta terça e a de quinta-feira (23).

Para encontrá-las, basta olhar para o nordeste, em direção à constelação de Orion. Para quem não conhece muito o nosso mapa celeste, a dica é procurar pelas "Três Marias" (elas correspondem ao cinturão de Orion).

Se você não tiver boas condições de visibilidade ou simplesmente ficar com preguiça de sair de casa, pode assistir à transmissão da Nasa.


Broadcast live streaming video on Ustream

Mas o melhor mesmo é ir para a rua ou a sacada de casa, puxar uma cadeira, apagar todas as luzes, curtir o visual e pedir um desejo para as estrelas cadentes ;)