NOTÍCIAS
16/10/2014 21:56 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Moradia: Impressora 3d constrói casas de barro a custo zero

Reprodução/YouTube

Hoje, ao menos 1 bilhão de pessoas não têm onde morar ou vive em condições extremamente precárias. Isso faz da questão da moradia um dos grandes desafios para a inovação. Técnicas construtivas mais eficientes envolvendo impressoras 3d podem ser a chave do negócio.

Por isso, chama a atenção esta impressora da companhia italiana WASP: além de caber em uma caminhonete, ela consegue construir casas a partir do barro e de fibras, ou seja, quase custo quase zero.

Usar impressoras 3d para fazer casas não é novidade. A técnica já foi utilizada para construir desde castelos até casas populares.

Mas o grande obstáculo para empregar esse método de forma sustentável são os custos de transporte da impressora e do concreto.

Como lembrou o site IFLScience, utilizar barro pra construir casas também não é novidade. Na verdade, há mais de 9 mil anos o material é empregado nos lares dos humanos.

A diferença é que, em vez de fazer casas de barro maciço, a impressora da WASP constrói pequenos triângulos vazados, usando menos matéria-prima e possibilitando tempos de secagem mais curtos.

Por enquanto, o produto é só um protótipo esperando investidores. Mas quem sabe não possa melhorar a vida de muitas pessoas nos próximos anos?