NOTÍCIAS
11/10/2014 10:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

Caso suspeito de Ebola tem resultado negativo, informa Ministério da Saúde

MARIANA TOPFSTEDT/SIGMAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (11) que o primeiro exame do paciente com suspeita de Ebola teve resultado negativo, mas um segundo exame será realizado em 48 horas para descartar definitivamente a hipótese para o vírus.

O homem, de 47 anos, procedente da Guiné (África), foi considerado suspeito depois de ter recorrido na quinta-feira (9) a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cascavel, no Paraná, após apresentar febre.

"O estado de saúde dele é bom, não apresenta febre e está mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro", disse o ministério em nota.


Transferido sob um esquema especial ao Rio, para evitar contaminação, o paciente foi submetido a exame na sexta-feira (10) para verificar a infecção pelo vírus Ebola. Uma segundo amostra de sangue será colhida neste domingo (12) e enviada para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará. Este resultado deve sair em até 48 horas.

"Se o caso também for descartado como Ebola no segundo exame, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos contactantes será desmontado", anunciou o ministério em nota. As autoridades de saúde estão acompanhando 64 possíveis contactantes.

O surto do vírus letal está concentrado na Guiné, Libéria e Serra Leoa, países da África Ocidental.


LEIA TAMBÉM

- Tire as suas principais dúvidas sobre a suspeita de Ebola no Brasil

- Ministério da Saúde anuncia medidas para proteger Brasil da epidemia de Ebola

- Qual é a chance de pegar Ebola em um avião? Conheça as formas de transmissão da doença

- Veja como é uma estação de isolamento pronta para tratar pacientes de Ebola (FOTOS)

- Surto de Ebola: entenda quais são os sintomas da doença