NOTÍCIAS
10/10/2014 14:44 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:04 -02

‘Saco de pancada' do PT, ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reage e critica Lula (VÍDEO)

Comparar governos tem sido a principal arma do PT na disputa presidencial nos últimos três pleitos presidenciais. O alvo preferencial atende pelo nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o último mandatário dos tempos de PSDB no Palácio do Planalto. Nesta sexta-feira (10), o líder tucano resolveu reagir contra os petistas, após novas críticas.

No início da semana, em entrevista ao portal UOL, FHC disse que “o PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres”. “Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, completou o ex-presidente. A afirmação, dada um dia após o primeiro turno, virou munição para os petistas durante a semana.

Até mesmo o ex-ministro da Saúde, o petista Alexandre Padilha, derrotado na corrida pelo governo de São Paulo, declarou ao jornal Folha de S. Paulo que as palavras do tucano eram “típicas daqueles que nunca deram um ‘bom dia’ aos garçons e flanelinhas que os servem em Higienópolis”.

Nesta sexta-feira, FHC resolveu responder aos críticos e partiu para cima do PT e de Lula. “O PT fica querendo fazer demagogia, querendo nos jogar contra o povo, dizendo que o PSDB fez isso ou aquilo, que eu disse isso ou aquilo, o Lula mentiu, eu não falei de Nordeste ou de nordestinos, nada disso”, disse.

Na postagem, Fernando Henrique disse lamentar que a presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, “tenha embarcado nessa, não é verdade”. E disse: “O povo não é bobo, o povo sabe que quem fez o Plano Real fomos nós, quando fui ministro da Fazenda, que melhorou a vida de todo mundo, dos pobres, do trabalhador”.

Nas críticas à gestão petista, o ex-presidente tucano disse que é com o receituário do PSDB que se combate a pobreza “e não deixando a inflação voltar e depois aconselhando o povo a não comer carne, a comer tomate, a comer frango, ovo”. E continuou: “Não é deste jeito que se resolve a pobreza. Nós, do PSDB, sim, fizemos o que dissemos e deu certo”.

Um dia antes, FHC já havia demonstrado irritação com os petistas.


O vídeo é mais um capítulo do embate que os dois ex-presidentes da República estão travando com mais frequência neste segundo turno, em prol de seus candidatos, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

(Com Estadão Conteúdo)

LEIA TAMBÉM

- Volta ao passado x mudança com união: Dilma Rousseff e Aécio Neves mostram as suas armas no retorno da propaganda na TV (VÍDEOS)

- Aécio Neves e Dilma Rousseff estão empatados tecnicamente na primeira pesquisa do segundo turno de Ibope e Datafolha

- Recordar é viver: Aliados para o 2º turno, dirigentes de PSDB e PSB já trocaram farpas durante debates na TV