NOTÍCIAS
03/10/2014 16:31 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:57 -02

Cientistas do Cern compõem música com base no bóson de Higgs, a partícula de Deus

A descoberta do bóson de Higgs, a partícula que explica como todas as outras partículas ganharam massa, virou música para os nossos ouvidos. Literalmente.

O bóson de Higgs foi transformado em notas musicais por uma equipe de físicos, que se juntaram para tocar a canção. A música foi feita a partir de dados obtidos pelos detectadores do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em inglês).

O compositor e físico Domenico Vicinanza criou a música para comemorar o 60º aniversário do Cern. Alguns cientistas do laboratório gostaram da ideia e formaram a banda LHChamber Music. A banda composta por engenheiros e físicos fez a música baseada na sonorização dos dados coletados pelos detectores Alice, Atlas, CMS e LHCb entre 2012 e 2013.

O vídeo mostra cada parte musical tocada individualmente por um dos cientistas da banda com um instrumento musical nos quatro detectores do Cern e, depois, em conjunto. Os instrumentos musicais da banda são: harpa, guitarra, dois violinos, teclado, clarinete e flauta. Ouça acima o resultado!

Leia mais: "Bóson de Higgs poderia destruir Universo"

Os cientistas enxergam a sonorização da partícula como uma oportunidade de ajudar o público a compreender a importância da partícula, também conhecida como Partícula de Deus. Segundo a teoria moderna do Modelo Padrão, o bóson de Higgs e o campo energético a ela associada foram responsáveis por conferir massa às partículas.

O Bóson de Higgs foi proposto há mais de 40 anos para explicar a origem das massas das partículas pelo físico Peter Higgs. Ele sugeriu que todas as partículas não possuíam massa logo após o Big Bang, a grande explosão que deu origem ao universo há 14 bilhões de anos.

Conforme o cosmos esfriou, um campo de força invisível, o “campo de Higgs”, se formou com seus respectivos bósons (um tipo de partícula subatômica). O campo permanece no cosmos e qualquer partícula que interaja com ele recebe uma massa através dos bósons. Quanto mais interagem, mais pesadas se tornam.

Nota: O bóson de Higgs ficou conhecido como Partícula de Deus após a publicação do livro "A Partícula de Deus: Se o Universo é a resposta, qual é a pergunta?", escrito em 1993 pelo físico Leon Lederman, ganhador do Prêmio Nobel.