COMPORTAMENTO
01/10/2014 22:03 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:57 -02

Dormir sem escovar os dentes faz mal? Saiba a resposta aqui

A pergunta: Quão nojento é esquecer de escovar os dentes antes de dormir, de vez em quando?

A resposta: Más notícias: é muito ruim. Você provavelmente já sabe, mas deve escovar seus dentes, pelo menos duas vezes ao dia, como recomenda a Associação Americana de Saúde Dental (a ADA ou American Dental Association, em inglês). E você provavelmente já sabe, também, que escovar os dentes é uma das maneiras mais fáceis de não assustar seu futuro namorado.

Mas escová-los é importante por outros motivos, além do hálito fresco. Pule uma escovação e você estará prestes a ver um aumento no acúmulo de bactérias em forma de placa, que podem levar a cáries e doenças gengivais.

"No meio do dia, [passe a língua] em todos os seus dentes, desde a área da gengiva. Você vai encontrar algo grudento ou pegajoso. Essa é a placa”, disse Deepinder "Ruchi" Sahota, cirurgiã dentista, de Fremont, Califórnia, e porta-voz da ADA, ao The Huffington Post.

Escovar, felizmente, “interrompe a ação das bactérias fazendo com que elas não permaneçam no local", diz ela, porque se forem deixadas no local, elas começam a atacar os dentes. Além disso, quanto mais tempo a placa ficar, o mais provável é que se transforme em tártaro, aquele material amarelo, duro e áspero que você às vezes sente entre os dentes, que pode causar inflamação e sangramento nas gengivas, diz ela. Deixe isso sem tratamento por muito tempo, e você corre o risco de perder os dentes.

Enquanto não existe exatamente uma precisa linha do tempo de quando a placa irá se tornar um risco, “o processo de cavidade pode começar, com certeza, ao não escovar os dentes uma vez", diz Sahota, especialmente se o seu esquecimento ocasional é mais frequente do que gostaria de admitir. (Não iremos contar a ninguém)

No entanto, escovar os dentes de forma equivocada pode ser tão ruim quanto isso, Sahota avisa. Essa rotina de duas vezes ao dia não é brincadeira, de preferência com pasta de dentes com flúor e uma escova de dentes de cerdas macias. Cada sessão de escovação deve durar cerca de dois minutos e cobrir todas as superfícies dos dentes, e não apenas as partes que vemos quando sorrimos, diz ela. A ADA também recomenda o uso do fio dental uma vez por dia e visitar o seu dentista regularmente para cuidar do resto (como o tártaro, que só um dentista pode limpar, ela diz).

Além disso, sem trapaças: chicletes, balas e antissépticos bucais não substituem a escovação. Todos os três podem dar à sua boca uma sensação mais fresca, diz Sahota, mas "o escovar os dentes e passar o fio dental são as únicas maneiras de remover efetivamente a placa."