NOTÍCIAS
30/09/2014 18:27 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:57 -02

Levy Fidelix faltou nas aulas de biologia? Acreditamos que sim

Neste domingo (28), o candidato à presidência Levy Fidelix (PRTB) viu sua condição de nanico ser esquecida por um momento depois de manifestar sua opinião sobre o casamento homoafetivo no debate eleitoral da Record (veja no vídeo acima).

Levy pediu coragem aos brasileiros heterossexuais para "enfrentar a minoria", já que "dois iguais não fazem filho". Será que ele também prega o enfrentamento a pessoas estéreis e clérigos da Igreja Católica?

O candidato também afirmou que o Brasil tem 200 milhões de habitantes, mas que, se "começar a estimular, daqui a pouquinho a vai reduzir para cem". Por que tão pouca convicção na heterossexualidade dos brasileiros?

Bem, são dúvidas que vou deixar para depois. O que mais me chamou a atenção foi uma observação de cunho pseudo-científico, que foi a que acabou ficando mais famosa.

Levy disse que "aparelho excretor não reproduz".

Isso me remeteu às aulas de biologia que tinha no colégio. Alguém ainda se lembra? Conforme a Terminologia Anatômica Internacional, o corpo humano pode ser subdividido em vários sistemas, como respiratório, nervoso, linfático, digestório, reprodutor e urinário.

A este último, costuma-se chamar, genericamente, de aparelho excretor.

Sua função é eliminar (excretar) resíduos que sobram do processo metabólico das células, por meio da filtragem do sangue, para manter o equilíbrio dinâmico entre a célula e seu meio externo.

Quais são as partes de tal aparelho?

sistema excretor

1. Os rins 2. Os ureteres 3. A bexiga 4. A uretra!

Quero me alongar um pouco mais sobre esta última. Na mulher, a uretra fica acima da vagina, e não se conecta com o útero.

Até aí, o candidato estava correto: mulheres não conseguem se reproduzir pela uretra.

Já no caso masculino, a coisa é um pouco mais complexa. A uretra fica no pênis. Pelo mesmo buraco por onde sai o xixi, sai o esperma.

“No homem, a uretra faz parte dos dois sistemas, reprodutor e excretor-urinário”, explica Eduardo Bertero, urologista do departamento de andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia.

Por isso, o pênis é o único órgão relacionado ao aparelho excretor que está envolvido também na reprodução.

Como repórter de ciência, achei importante esclarecer essas informações a meus leitores. Não há nada pior do que cometer injustiças por causa da falta de conhecimento.