NOTÍCIAS
30/09/2014 21:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 20:57 -02

Ibope: Com Dilma na frente com folga, Marina segue em queda e Aécio volta a patamar que tinha em agosto

Montagem/Estadão Conteúdo

A cinco dias das eleições presidenciais, a briga pela última vaga na reta final do pleito será bastante acirrada. É o que aponta a pesquisa Ibope divulgada na noite desta terça-feira (30). Uma posição deve ficar mesmo com a presidente Dilma Rousseff (PT). Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) disputam de maneira acirrada o outro posto no segundo turno.

Os números mais recentes do Ibope são semelhantes aos do Instituto Datafolha, divulgados horas antes. Em ambos os levantamentos aparece uma estável liderança de Dilma, enquanto Marina continua em queda livre e Aécio aparece em uma curva ascendente, voltando à margem que possuía em agosto – e da qual nunca passou.

No Ibope, Dilma tem 39%, subindo um ponto em relação aos 38% da pesquisa anterior.

Marina perdeu quatro pontos e agora aparece com 25% das intenções de voto.

Aécio permanece estável, com 19% da preferência do eleitorado.

Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% cada. Os demais candidatos, individualmente, não atingiram 1% das intenções de voto.

Votos brancos e nulos são de 7%, mesma margem daqueles que não sabem ou não responderam.

Segundo turno

O Ibope fez três simulações de segundo turno. É aqui que aparece a maior diferença em relação à pesquisa anterior, de 23 de setembro.

No primeiro deles, entre Dilma e Marina, a petista vence por 42% a 38%. Entretanto, levando em conta a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, elas estão tecnicamente empatadas, no limite da margem. Brancos e nulos são 12%. Já 8% não sabem ou não responderam.

No segundo cenário, Dilma venceria Aécio por 45% a 35%. Os votos brancos e nulos chegam a 12%, enquanto 8% não sabem ou não responderam.

No terceiro cenário, o mais improvável neste momento, Marina aparece na frente de Aécio por 38% contra 34%. Contando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados. Brancos e nulos somam 16%; já 12% não sabem ou não responderam.

A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. O levantamento ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios, entre os dias 27 e 29 de setembro. . O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00909/2014.

LEIA TAMBÉM

- #DebateNaRecord: No mais triste dos debates, Marina e Aécio mostram táticas próprias para encarar Dilma no segundo turno

- Veja as principais falas dos candidatos à Presidência no debate da Record