COMPORTAMENTO
21/09/2014 16:31 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Como ser a pessoa mais positiva que você poderia ser

caracterdesign via Getty Images

Ninguém quer ser -- ou estar perto de gente -- muito pessimista. Pessoas positivas incentivam os outros a ser felizes e a ficar mais à vontade consigo mesmos, graças a sua energia contagiante. E, com todas as adversidades que enfrentamos na vida, não é à toa que a gente prefira esse tipo de olhar positivo.

Estudos mostram que o otimismo tem vantagens. Mesmo que sempre seja possível achar o lado negativo das situações, há maneiras de cultivar uma atitude mental para procurar o lado bom das coisas. (Afinal, como disse Oscar Wilde certa vez: “Estamos todos na sarjeta, mas alguns de nós estão olhando para as estrelas”.)

Como ser uma força positiva, então? Tente essas estratégias comprovadas pela ciência.

Bondade em primeiro lugar.

kindness

Nunca esquecemos quando nos oferecem compaixão, seja um sorriso verdadeiro de um estranho quando estamos cabisbaixos ou um amigo que nos leva no cinema quando acabamos de tomar um pé na bunda. E o benefício não é só de quem recebe essa gentileza – pesquisas mostram que mostrar esse tipo de empatia também nos faz feliz.

Converse com um desconhecido.

Temos a tendência de ignorar as pessoas que não conhecemos, mas um estudo recente do Journal of Experimental Psychology sugere que deveríamos fazer o oposto, em nome da felicidade. Os pesquisadores descobriram que conversar com estranhos aumenta a sensação de felicidade (http://www.sciencedaily.com/releases/2014/07/140717141851.htm) por meio da sensação de conexão social. Saia da sua zona de conforto e puxe conversa com um desconhecido – seu humor pode melhorar.

Lembre-se dos bons tempos.

nostalgia

Deixar a mente voltar no tempo nos traz sensações boas – e isso tem explicação. Segundo uma pesquisa publicada no Personality and Social Psychology Bulletin, a nostalgia aumenta o otimismo em relação ao futuro (e, como sabe qualquer otimista, o melhor ainda está por vir.

Assuma o comando.

Os otimistas têm uma capacidade inata de trazer à tona a felicidade alheia e, por isso, são líderes incrivelmente eficazes. Quem olha para o lado bom tende a inspirar e unir as pessoas à sua volta no pensamento otimista, indica a Forbes (http://www.forbes.com/sites/carminegallo/2012/08/08/5-reasons-why-optimists-make-better-leaders/). Esse tipo de líder não somente sabe o que é necessário para atingir os objetivos – ele incentiva os outros a fazer o mesmo.

Tenha consciência da sua linguagem corporal.

optimism

O segredo da atitude positiva pode começar com uma postura positiva. As pesquisas sugerem que descruzar os braços, manter-se ereto e ter uma expressão leve podem ser sinais positivos de confiança. Estudos também mostram que um simples sorriso pode fazê-lo parecer mais aberto (sem falar que também melhora o humor).

Ouça mais, fale menos.

Ser um bom ouvinte é um tipo de poder silencioso, mas muito desejado. Ser bom ouvinte também demonstra pensamento positivo. “Quando ouve, você se abre para mais conhecimentos em vez de bloquear o mundo com suas palavras ou seus pensamentos”, disse David Mezzapelle, autor de Contagious Optimism (otimismo contagiante, em tradução livre), ao HuffPost Heatly Living. “Você também demonstra confiança e respeito pelos outros. Conhecimento e confiança são provas de que você é seguro e positivo consigo mesmo e, portanto, irradia energias positivas.”

Abra-se para os pensamentos positivos.

optimism

É natural enfatizarmos as coisas negativas, mas a verdade é que todos temos a capacidade de enxergar o copo meio cheio. A chave para ser uma força positiva é abrir-se para esse tipo de pensamento. Uma sugestão: pratique a gratidão. Estudos mostram que a gratidão pode fazê-lo mais feliz e mais positivo.

Esse Guia GPS é parte de uma série de posts cujo objetivo é te equilibrar de novo, quando você sente que está perdendo o rumo.

Os Guias GPS são nossa maneira de te mostrar o que funcionou para aliviar o estresse dos outros, na esperança de que você encontre soluções que funcionem para você. Todos temos “armas secretas” para desestressar que usamos quando atravessamos momentos de ansiedade. Podem ser fotos que nos relaxam ou nos fazem sorrir, músicas que nos levam de volta aos nossos corações, frases ou poemas que criam uma sensação de harmonia ou exercícios de meditação que nos ajudam a encontrar um senso de calma e silêncio. Nós o incentivamos a visitar nossos outros Guias GPS e a compartilhar conosco suas dicas para ter paz, equilíbrio e tranqüilidade.