NOTÍCIAS
19/09/2014 22:26 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Slash, ex-Guns n' Roses, escolhe os melhores guitarristas de todos os tempos

Alguns acham que o guitarrista Slash, ex-Guns n' Roses e Velvet Revolver, é o melhor guitarrista de todos os tempos. Muitos outros discordam — ele é bom, com solos e riffs virtuosos, mas está longe de ser "o melhor". O que ninguém diz, por outro lado, é que ele é ruim no que faz.

Aos 49 anos de idade, Slash é um músico singular. Basta ouvir "Welcome to the jungle" e "Sweet child o' mine" para saber que ele figura entre os grandes instrumentistas do rock. Mas antes de Slash vieram outros que lhe serviram de inspiração. À Esquire, Slash lista os melhores guitarristas do mundo.

Joe Perry e Brad Whitford, do Aerosmith

"Joe e Brad são dois caras que personificaram o guitarrista de rock, o tipo de cadência e atitude e agressividade que me chamou a atenção quando eu estava apenas pegando o violão. Eu ouvia o disco Aerosmith Rocks e ele foi o catalisador para a direção que eu escolhi como músico. Esse tipo som atrevido, alto, barulhento, frenético foi a maior influência para mim naquele momento. E ainda é uma enorme influência sobre mim."

Jimmy Page, do Led Zeppelin, e Jeff Beck

"Eu cresci ouvindo muitos guitarristas britânicos que foram pioneiros no solo de rock nos anos 1970. Jimmy Page e Jeff Beck são personalidades realmente notáveis na guitarra. Eu me identifiquei muito com a técnica de Jimmy Page, com sua cadência (...). Eu conheci Led Zeppelin aos 7 anos, mais ou menos, e o som de "Whole lotta love", aquela introdução em que a guitarra entra e depois o baixo e a bateria e todo o resto... Aquilo definitivamente foi o tipo de coisa mais primitivo e solto e sexy que eu já tinha ouvido. (...) E Jeff Beck, para mim, provavelmente é o melhor guitarrista de todos os tempos."

Billy Gibbons, do ZZ Top

"Eu conheço o Billy. Entretanto, bem antes de conhecê-lo pessoalmente, ele já era um dos guitarristas com melhor gosto para ritmo, para blues que eu tinha ouvido. (...) Ele tem muito soul e um ótimo som de guitarra. Ele é obviamente conhecido em toda roda de músicos e fãs do ZZ Top, mas às vezes eu acho que ele é subestimado, pois é ótimo."

B.B. King e Albert King

"Todos os guitarristas de blues de quem tomei conhecimento e com quem cresci, B.B. e Albert foram os dois com quem mais me identifiquei, desde a cadência e escolha de acordes até tipos de sons. Ambos os estilos se conectam comigo."

No site da Esquire você encontra a lista completa. Ou quase completa — nenhuma lista de guitarristas é definitiva sem Pepeu Gomes.