NOTÍCIAS
19/09/2014 18:49 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Meio Ambiente: Participe do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias neste sábado, 20

Christopher Furlong/Getty Images

Neste sábado, 20, acontece o Dia Mundial pela Limpeza das Praias e dos Rios com um grande mutirão no mundo todo para coletar lixo de rios, lagoas, praias e oceanos.

O evento é promovido simultaneamente por diversas organizações internacionais, entre elas a ONG americana The Ocean Conservancy, que desde 1986 celebra a data com uma das mais bem-sucedidas mobilizações com voluntários ao redor do planeta.

Em torno de 40 milhões de pessoas, em 125 países, devem participar da ação, que sempre acontece no terceiro sábado de setembro. Consulte o mapa para encontrar um local de coleta próximo a você.

Outra opção para saber como participar é digitar no campo de busca do Facebook Dia Mundial da Limpeza das Praias e Rios e diversos eventos relacionados aparecerão, como este em Ilhabela (litoral de SP).

Com as informações recolhidas pelos voluntários, a Ocean Conservancy consegue fazer um mapeamento dos resíduos mais perigosos encontrados no mar país por país. Veja o Index de Lixo nos Oceanos de 2014, com base no que foi coletado em 2013.

Em 2013, 648 mil pessoas em diversos países participaram do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, entre elas 5.441 brasileiros que coletaram 31 mil quilos de lixo após percorrerem 140 km. Estados Unidos, Filipinas e Hong Kong foram os campeões de participação.

Tanto nos EUA quanto no Brasil os cinco tipos de resíduos mais encontrados foram sobras de cigarro, embalagens de alimentos, garrafas PET, sacolas plásticas e tampas de garrafas.

Veja também um infográfico com o resumo do que foi coletado em 2013.

Essas informações também são bastante úteis para a ONG pressionar autoridades e outros responsáveis, planejar suas ações e buscar soluções para impedir que os tipos de material encontrados sigam tendo o mesmo destino: os oceanos.

Ao participar de ações como estas, voluntários se tornam mais conscientes sobre suas escolhas de consumo e o impacto que elas podem ter sobre o meio ambiente.

Vivemos em um planeta constituído por 70% de água e, apesar disso, nossos recursos hídricos têm sido por demais explorados e sofrem constantemente com a negligência do ser humano. Rios, lagos, lagoas, mares e oceanos possuem uma ligação e dependência extremamente complexa.

Nossa sobrevivência na Terra - e de milhões de espécies da fauna e da flora - dependem deste equilíbrio essencial da água. Ela é fundamental para a vida. Por isso, cuide, preserve e limpe! Não é possível ficar de braços cruzados.

via: