ENTRETENIMENTO
18/09/2014 15:46 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

10 coisas populares que foram inspiradas pela série 'The Simpsons' e você não sabia

Se você já usou uma invenção do Homer sem saber, está prestes a dizer “D’oh!”

Os Simpsons foram criados por Matt Groening em cinco minutos no saguão de um hotel, como um substituto de emergência para uma outra série sua, “Life in Hell”. Groening tinha conseguido a chance de apresentar seu desenho animado para executivos de uma emissora, mas na última hora decidiu que não queria abrir mão dos direitos de “Life In Hell”. Então ele criou na correria a família mais icônica da história da cultura pop americana.

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie são obviamente muito influentes, mas eles também meio que inventaram ou inspiraram coisas inesperadas. Eis aqui algumas das coisas mais malucas que talvez possam ser atribuídas à sua família favorita dos desenhos animados.

1. O corretor automático, o teclado do iPhone e o design do primeiro iPod.

TK TK gifs

“Lisa no Hóquei”, 6ª temporada: As correções erradas em aparelhos da Apple vêm desde 1994, com esse episódio que faz piada com o Newton. Essa piada afetou o design da Apple de forma significativa. Nitin Ganatra, ex-diretor de engenharia de aplicativos do sistema operacional iOS, lembrou numa história oral publicada pela revista Fast Company:

“Nos corredores [da Apple], e quando falávamos do teclado, você sempre ouvia ‘Eat Up Martha’. Se ouvisse alguém conversando e a frase ‘Eat Up Martha’ fosse pronunciada, era basicamente uma referência ao fato de que teríamos de acertar o teclado. Precisávamos nos certificar de que a entrada de texto iria funcionar direito ou ‘Lá vêm os Eat Up Martha’”

Além disso, os primeiros iPods são muito parecidos com um aparelho eletrônico que aparece em “Bart Trabalha à Noite”, da 8ª temporada.

2. A expressão “meh”.

“As Trapaças Eleitorais de Bob”, 6ª temporada: Apesar de não ser a primeira vez que a palavra apareceu na série, o uso dela por Bart e Lisa é considerada a razão da popularidade de “meh”.

John Swartzwelder, roteirista que inseriu a palavra na série e, portanto, no léxico contemporâneo, diz que a ouviu de um redator publicitário dos anos 1970 “que insistia que ‘meh’ era a palavra mais engraçada do mundo”.

3. A música “Oh My God”, de Usher.

“Cara, Cadê Meu Rancho?”, 14ª temporada: O Y101 Morning Showgram parece ter sido o primeiro a apontar que a música de Usher é essencialmente a mesma que Homer produz quando tenta criar seu cântico natalino.

Will.i.am escreveu e produziu a música (ele já foi acusado outras vezes de “se inspirar” por aí). A canção natalina de Homer foi um fracasso, mas acabou no topo das paradas globais e vendeu milhões de cópias na voz de Usher.

4. A trama inteira de “Se Beber, Não Case”.

“Viva Ned Flanders”, 10ª temporada: Na verdade, a trama de um episódio de 1999 não é tão parecida (http://uproxx.com/filmdrunk/2011/08/the-hangover-is-a-simpsons-episode/) com a do filme. Homer e Ned Flanders basicamente estão se divertindo em Las Vegas quando Homer descobre que Flanders tem 60 anos. Mas alguns elementos são com certeza parecidos, como a inclusão do personagem “Mike Tyson”, que, nos Simpsons, se chama Dedrick Tatum.

O HuffPost procurou os agentes de Jon Lucas, um dos autores do roteiro, mas não obteve resposta.

5. Uma teoria respeitável de que o universo tem a forma de um donut.

simpsons donut

“Eles salvaram a inteligência de Lisa”, 10ª temporada: Stephen Hawking aparece no episódio e diz para Homer: “Sua teoria de um universo na forma de um donut é intrigante, Homer. Talvez tenha de roubá-la.”

A teoria talvez mereça ser roubada. O “formato de donut” é chamado tecnicamente de “torus”. A teoria sobre um universo torus existe desde pelo menos 1984. quando foi proposta por Alexi Starobinski. É claro que, se Stephen Hawking afirmou que ela era de Homer, talvez Homer estivesse a considerando desde o começo da série.

Além disso, pode existir um planeta no formato de donut no nosso universo (que pode ter forma de donut). Homer provavelmente gostaria da ideia de um donut dentro de um donut.

Image: Flickr user AZRainman

6. Farmville? No mínimo simuladores da chatice que é a jardinagem.

“Bart no Circo”, 9ª temporada: Quem diria que as pessoas adorariam um simulador de atividades chatas repetitivas na forma de um jogo eletrônico? Os Simpsons!

Já se especulou que esse episódio tenha previsto o jogo “Farmville”, mas talvez o jogo seja diferente demais. Por outro lado, com os sistemas de realidade virtual que vêm por aí, como o Oculus Rift, o game da série possa se tornar realidade.

7. O hambúrguer de café da manhã do Goodburger, de Nova York

TK TK gifs

“Os Amigos de Bart se Apaixonam”, 3ª temporada: Apesar de não existir mais, o Goodburger tinha um hambúrguer com ovo que parecia bastante com o “Good Morning Burger”, que deixou Homer babando em 1992.

O sanduíche de café da manhã tinha batatas, hambúrguer e um ovo, tudo servido num pão de hambúrguer.

8. Um bolo impresso em 3D.

“Future-Drama”, 16ª temporada: Vivemos no futuro, em tempos mágicos.

Este ano, na Consumer Electronics Show, foi apresentado o bolo impresso em 3D. Megan Garber, da The Atlantic (http://www.theatlantic.com/technology/archive/2014/01/what-3d-printed-cake-tastes-like/282904/), experimentou o de chocolate:

“O negócio parecia chocolate industrializado – talvez um pouco menos doce e mais seco. Sabe a textura do chocolate depois de derreter e endurecer de novo? Isso é o chocolate impresso em 3D.”

9. Miley Cyrus usando uma "bola de demolição"

TK TK gifs

“As Trapaças Eleitorais de Bob”, 6ª temporada e “Os Simpsons – O Filme”, 2007: Homer came in like a wrecking ball... Duas vezes!

O twerking também apareceu nos Simpsons antes de Cyrus adotar a dança.

10. E, acima de tudo, hambúrgueres protetores de orelha.

simpsons donut

“O Mágico de Springfield”, 10ª temporada: Hambúrgueres protetores de orelha!

No ano passado, Josh Gates, do canal SyFy, comprou uma camiseta na Amazon, mas recebeu hambúrgueres protetores de orelha por engano. A história viralizou. Em vez de devolvê-los, ele passou a usá-los o tempo todo. Gates escreveu uma resenha sobre o produto na Amazon e lembrou o momento em que abriu a caixa:

“Logo percebi que não eram hambúrgueres comuns. Tremendo, levei as picanhas gêmeas à minha cabeça. A pele macia dos falsos brioches acolheu suavemente minhas orelhas, e as camadas de queijo e alface de feltro abafaram quase completamente o barulho da copiadora do escritório... O calor dos protetores de orelha irradiou por mim como uma luz do sol sabor mostarda. Obrigado, Amazon. Você pode não ter me mandado a camiseta, mas entregou um milagre natalino.”

Image: YouTube

BONUS: Com certeza não é o mais popular, mas será que Os Simpsons influenciaram os atos de guerra da Rússia depois da Olimpíada de Inverno?

TK TK gifs

“Na Onda do Mar”, 9ª temporada: Neste episódio, Homer começa uma Guerra Fria por engano, e a Rússia revela que a União Soviética nunca acabou. A bandeira olímpica foi recentemente incluída na imagem. Esse assunto não é brincadeira, mas será que Os Simpsons previram a invasão da Ucrânia depois dos Jogos Olímpicos de Inverno?