NOTÍCIAS
17/09/2014 14:12 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

Governo da Guatemala publica resposta a artigo de jornal El Periódico que ainda não havia sido publicado

Rodrigo Abd / AP Photo

O governo da Guatemala publicou uma resposta a um artigo de jornal sobre a vice-presidente do país antes de o texto ser publicado, o que provocou críticas de que governo estaria espionando a mídia.

Fotos do artigo, que ligava uma propriedade de luxo da vice-presidente Roxana Baldetti a empresários que se beneficiaram de contratos com o governo, foram colocadas no site do governo, com uma resposta por escrito.

"Esta é a espionagem que viola a confidencialidade da imprensa e gera incerteza e intimidação", disse Frank La Rue, ex-investigador especial da ONU no campo da liberdade de expressão, disse em uma entrevista por telefone.

Baldetti afirmou ter recebido o artigo em um envelope anônimo e publicou uma resposta porque o El Periodico, não a tinha procurado para dar a sua versão dos acontecimentos.

Ela disse que a propriedade foi comprada por sua família antes de se tornar vice-presidente e que havia declarado tudo de acordo com a lei.

O artigo, publicado na edição impressa de terça-feira (16) do El Periodico, foi co-escrito pelo fundador do jornal, José Ruben Zamora, que disse na conta do jornal no Twitter que o que o governo fez foi ilegal e imoral.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), também condenou a atitude do governo.

“Nos causa espanto saber que o governo acessou conteúdos editoriais e utilizou com antecedência para se defender e desvirtuar o trabalho jornalístico.”