NOTÍCIAS

Chá de cogumelo pode ajudar a parar de fumar, revela estudo

15/09/2014 18:51 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02
fsiedlok5/500px
on a forest walk...

Uma nova pesquisa sugere que a psilocibina, substância alucinógena presente nos "cogumelos mágicos", pode ajudar fumantes a deixarem o hábito.

Mas calma lá... Não adianta sair correndo para São Tomé das Letras com o pretexto de "largar o cigarro".

Apesar de os pesquisadores da Johns Hopkins terem concluído que, sim, a psilocibina funciona, ainda não se sabe exatamente o porquê disso. O estudo foi publicado no Journal of Psychopharmacology.

Geralmente consumidos sob a forma de chá, os cogumelos contém ingredientes psicodélicos chamados psilocibina e psilocina. Quando consumidos, eles causam alterações de humor e percepção: é a famosa "viagem".

Para saber se esse componente psicodélico poderia ajudar fumantes, os pesquisadores chamaram 10 homens e 5 mulheres saudáveis.

Os participantes tinham por volta de 50 anos e, ao longo de cerca de 30 anos, fumaram em torno de 20 cigarros por dia. Eles também já haviam tentado largar o cigarro ao menos seis vezes ao longo da vida.

Durante três sessões, espalhadas ao longo de uma semana, os participantes tomaram doses que variaram de 20 a 30 mg de psilocibina a cada 70 kg de seu peso.

Eles foram encorajados a curtir a viagem: alguns ouviram música, outros preferiram focar em suas experiências internas.

Depois de um semestre, 80% dos participantes haviam parado de fumar. A taxa é bastante alta, principalmente se comparada a outras formas de terapia. A taxa de sucesso de remédios para acabar com o vício gira em torno de 35% após seis meses de uso.

Apesar de os índices da psilocibina serem super positivos, os pesquisadores alertam: os resultados foram obtidos com doses controladas, em conjunto com um programa acompanhamento psicológico.

"Quando usada em um contexto terapêutico, a psilocibina pode levar à reflexão profunda sobre a vida, e despertar a motivação pra mudar", disse o pesquisador Matthew Johnson, autor do estudo.