COMPORTAMENTO
15/09/2014 11:04 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:12 -02

14 dicas para reclamar sobre algo e ganhar a discussão (FOTOS)

Minerva Studio via Getty Images

Ninguém gosta de reclamões, mas todo mundo gosta de reclamar. Pode ser um voo atrasado, uma loja que te mandou a peça de roupa errada ou um prato não-tão-vegetariano-quanto-o-prometido: todos sentimos a necessidade de reclamar para ter nossos direitos respeitados.

Não há nada errado em apresentar seu problema para um vendedor ou um gerente, mas nem todas as situações exigem uma reclamação formal, diz Jacqueline Whitmore, autora e especialista em etiqueta.

“Quando você tem um dia ruim, parece que o mundo inteiro está contra você. Para evitar conflitos desnecessários, dê um passo para trás e avalie se vale a pena gastar energia com uma reclamação”, diz ela. “Existe uma diferença entre um cheeseburger que estava passado um pouco além da conta e um que te deixou doente. Sempre dê a chance de que consertem o problema antes de pedir seu dinheiro de volta ou perder a calma.”

É importante lembrar que nem todas as reclamações são iguais. Se você está apresentando uma reclamação forma contra uma empresa em Ontario, por exemplo, há passos específicos a tomar com o Ministério de Serviços ao Consumidor. Whitmore recomenda pesquisar antes de formalizar uma reclamação.

Mas ela também acredita que a reclamação pode ser uma arte. Se feita da forma correta, é provável que o erro seja corrigido e você receba seu dinheiro de volta – em vez de ser considerado um chato. Veja abaixo as 14 maneiras de fazer uma reclamação – e ter a razão.

Como ganhar uma discussão (com razão)