NOTÍCIAS
11/09/2014 10:43 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Universidade de Harvard abre inscrições para bolsistas em projetos 'criativos'

Darren McCollester / Getty Images

O Instituto Radcliffe de Estudos Avançados da Universidade de Harvard abriu as inscrições para o processo que vai selecionar os bolsistas para o ano que vem.

Os 50 selecionados terão um ano para se dedicar a um projeto individual sobre o tema que quiserem. Não há restrições para a escolha do tema estudado: já foram explorados pelos bolsistas assuntos como o planejamento urbano de Beirute, o crescimento das células cancerígenas, a madrepérola e a busca pela sabedoria.

A disputa pelas vagas é bem grande: segundo a universidade, apenas 4% dos candidatos são aprovados. A turma de 2015 começa as atividades em setembro e concluí o período no dia 31 de maio de 2016.

Ao longo do ano que passam em Boston, os bolsistas se dedicam a compartilhar suas ideias com os colegas e com a comunidade por meio de apresentações, palestras, concertos e exibições.

Os projetos ligados às artes, humanidades e ciências sociais devem ser inscritos até o dia 1º de outubro. Já os candidatos que queiram desenvolver pesquisas na área de ciências naturais e matemática têm um pouco mais de tempo, e podem mandar sua proposta até o dia 1º de novembro.

De acordo com o site da instituição, as despesas do bolsista são financiadas em até US$ 75 mil dólares, além de fundos adicionais liberados para o projeto.

Os estudantes recebem um escritório ou um estúdio e têm acesso aos recursos da Universidade de Harvard.