NOTÍCIAS
11/09/2014 21:42 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:03 -02

Mais colchões na Universidade de Columbia: estudantes se unem a aluna que protesta após estupro

Reprodução/Facebook

A campanha da jovem universitária Emma Sulkowicz para ver o seu estuprador fora da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, está surtindo efeito. Não, ao que tudo indica ele não foi levado à Justiça (ainda). Mas ela conseguiu o apoio de outros estudantes.

Emma continua carregando o seu colchão para onde vai na universidade, mas agora ela ganhou a companhias de outros “carregadores de colchões” dentro da instituição. O movimento fundado por ela, o “Carry That Weight” (“Carregue Aquele Peso”, em tradução livre) agora tem a companhia do “Carry the Weight Together” (“Carregue o Peso Juntos”).

“De imediato eu notei uma forma significativa para eu, junto com outros membros da nossa comunidade, me envolver diariamente para acabar com a violência sexual e com a cultura do estupro em nossa universidade. Vamos ajudar Emma a levar o seu colchão todos os dias”, comentou a estudante do Barnard College Allie Rickard na página oficial do movimento.

Carry the Weight Together


O primeiro evento do “Carregue o Peso Juntos” aconteceu nesta quarta-feira (10), e o próximo está marcado para esta sexta-feira (12). A proposta, simbólica e física, mantém a prerrogativa inicial da iniciativa de Emma: é um protesto contra as políticas da Universidade de Columbia em relação aos casos de assédio sexual.

Emma diz que a instituição está “mais preocupada com a sua imagem pública do que manter as pessoas seguras”, e o grupo de 123 pessoas que confirmaram presença na página do evento desta quarta-feira no Facebook parece ver a questão da mesma forma. Segundo o Mic, a jovem é uma das 23 pessoas de Columbia e do Barnard College que apresentaram queixas envolvendo assédios sexuais.

Emma continua esperando duas coisas: que o seu estuprador seja devidamente punido e que a instituição de ensino adote medidas mais firmes contra o problema. Até lá, colchões irão compor diariamente a paisagem em Columbia.