NOTÍCIAS

6 sinais de que você tem bom senso de humor

08/09/2014 16:29 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02
Betsie Van Der Meer via Getty Images

Num dia especialmente frustrante, algumas semanas atrás, em vez de fazer uma sessão a mais de kickbox ou tomar um cálice de vinho, procurei minhas duas amigas mais íntimas. “Tive um dia ruim”, digitei numa mensagem rápida. “Precisando de alguma coisa para levantar meu astral.”

Em um instante minha caixa de entrada estava cheia de frases hilárias, GIFs engraçadas e brincadeiras de todo tipo. Imediatamente me senti mais leve – e tudo graças à capacidade inata de minhas amigas de me saber exatamente como me fazer rir.

Eu não devo ser a única: todos nós temos alguém em nossa vida que consegue fazer um sorriso se espalhar por nossa cara fechada, não importa quais sejam as circunstâncias. O senso de humor é uma qualidade muito desejada, e nós a procuramos naturalmente. Um estudo pequeno sugere que temos a capacidade de entender o humor ainda no primeiro ano de vida.

Mas, embora possamos saber fazer graça, é preciso um tipo especial de pessoa para fazer um grupo inteiro de pessoas explodir em gargalhadas. Veja seis sinais de que você tem um senso de humor excepcional:

Você prioriza o riso

laughing

Há um ditado antigo segundo o qual “a vida é melhor quando damos risada”, e ninguém sabe disso melhor que as pessoas bem-humoradas. Quem tem um bom senso de humor não apenas gosta de fazer outras pessoas dar risada como prioriza a risada em sua própria vida. E isso faz essas pessoas ser mais saudáveis e felizes: estudos mostram que sorrir eleva nosso astral imediatamente e que dar risada pode aliviar tensões e desfazer o estresse.

Você pratica a autoaceitação

holding heart

Nem todos podemos ser como Jennifer Lawrence (por mais que gostaríamos) – uma pessoa tão disposta a admitir seus defeitos que ri publicamente de seus tropeços --, mas as pessoas com atitude despreocupada praticam a autoaceitação mais que as outras. Os indivíduos bem-humorados abraçam seus defeitos, rindo deles (e libertando-se deles) de maneira saudável. As outras pessoas deveriam procurar fazer o mesmo: aceitar-se como você é constitui a chave para uma vida mais feliz, mas não é praticado com muita frequência.

Você é criativo

creative

É preciso muita energia mental para inventar as piadinhas e brincadeiras que estampam sorridos nas caras dos outros. As pessoas com bom senso de humor tendem a ser mais criativas. E esse não é o único benefício criativo: um estudo de 2014 constatou que o riso também pode melhorar a memória de curto prazo.

Você é consciencioso

making someone laugh

Existe uma diferença entre humor bem intencionado e piadinhas maldosas, e as pessoas dotadas de bom humor conhecem a diferença. “O humor geralmente é baseado em em arrancar gargalhadas às expensas de outra pessoa”, a humorista Ellen DeGeneres disse à CBS News em 2012. “Para mim, isso é bullying. Eu quero ser um exemplo de como é possível ser engraçado e também gentil, fazendo as pessoas rir sem ferir os sentimentos de ninguém.”

Você tem bem-estar físico

healthy

Rir é realmente o melhor remédio, e as pessoas que têm bom senso de humor se beneficiam disso. Aquelas gargalhadas podem estimular os órgãos internos, reforçar o sistema imunológico e aliviar a dor.

De modo geral, o humor nos beneficia física e emocionalmente, revelou Peter McGraw, Ph.D., professor da Universidade de Colorado Boulder e estudioso das emoções. “Quando é bem feito, o humor pode ter um efeito positivo importante sobre sua vida”, ele escreveu na Psychology Today. “Ao desenvolver um entendimento melhor do humor, acreditamos que podemos então sugerir maneiras pelas quais as pessoas podem viver de maneira melhor, ajudando-as a enfrentar a dor e o estresse e incentivando as pessoas a usar o humor para criticar quem as prejudicou.”

Para você, envelhecer é uma parte normal da vida, nada mais

birthday

A maioria das pessoas se aflige a cada aniversário que passa, mas os indivíduos bem humorados levam tudo numa boa. Os cartões de aniversário e piadinhas sobre envelhecer, ter passado do ponto, etc.? Não passam de brincadeira – e essa atitude despreocupada pode ajudá-lo a ter vida mais longa. Pesquisas sugerem que senso de humor aumenta a longevidade após a aposentadoria. Que venham os aniversários!

Como você faz para manter um bom senso de humor? Dê suas dicas nos comentários!