VIRAL
08/09/2014 21:35 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

Última superlua do ano acontece nesta segunda-feira

Thinkstock

A terceira e última superlua do ano acontece nesta segunda-feira. O fenômeno, que faz com que a Lua pareça maior e mais brilhante, poderá ser visto durante a noite e a madrugada, em todo o país.

A superlua acontece quando a Lua cheia coincide com o perigeu lunar, período em que, em virtude de sua órbita irregular, o satélite está no ponto mais próximo da Terra.

Na última vez em que a superlua brilhou no céu, em 10 de agosto, o fenômeno foi considerado especial porque a diferença de tempo entre os dois ápices (o de menor distância em relação à Terra e o máximo da fase cheia) foi de menos de 30 minutos.

Nesta noite, essa diferença é de cerca de 22 horas: a aproximação máxima entre a Lua e a Terra ocorreu à 00h30 desta segunda-feira, e o instante da Lua cheia será às 22h38.

De acordo com Alexandre Amorim, coordenador de observações do Núcleo de Estudos e Observação Astronômica José Brazilício de Souza, vinculado ao Instituto Federal de Santa Catarina, a superlua acontece quando o intervalo entre esses dois acontecimentos é de até 24 horas.

Além de mais brilhante, a Lua vai parecer 7% maior do que normalmente. Essa diferença fica mais evidente quando o satélite está perto do horizonte, pois a presença de referenciais de tamanho conhecido, como casas e árvores, dão impressão de que a Lua está maior.

"Um binóculo ou um telescópio ajudam a ver o fenômeno", afirma Amorim. Ele alerta que pode ser recomendável instalar um filtro específico no aparelho, para evitar o desconforto de olhar diretamente para a Lua quando ela está tão brilhante.

Previsão do tempo

As condições climáticas para a observação do fenômeno estarão favoráveis para a maior parte do Brasil. Segundo Marcelo Pinheiro, meteorologista da Climatempo, boa parte da região Sul vai ter tempo aberto nesta noite, com exceção do leste do Paraná, incluindo a região de Grande Curitiba.

O Sudeste deve apresentar variação de nebulosidade em quase toda a extensão, mas Minas Gerais e o interior de São Paulo terão tempo mais aberto, assim como o Centro-Oeste todo tem boas condições de observação.

No Nordeste, há previsão de chuva do litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte, e tempo aberto da costa do Ceará à do Maranhão. Já no Norte, Rondônia, Roraima, Amazonas e Acre têm previsão de pancadas de chuva, mas Tocantins, Amapá e Pará terão poucas nuvens.

via: