NOTÍCIAS
02/09/2014 13:13 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:23 -02

Quem é Eduardo Jorge, candidato do PV à Presidência da República?!

Reprodução/Twitter

Quem vê Eduardo Jorge, candidato à Presidência pelo Partido Verde (PV), apenas como o "presidente da zoeira" no Twitter, após o debate da Band, não faz ideia da longa carreira do político. No debate de ontem, o presidenciável ficou ainda mais famoso depois da frase “Não tenho nada a ver com isso”. Ele defende posturas polêmicas, como o aborto legal e a descriminalização da maconha. Eduardo é médico sanitarista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ingressou na política em 1968, como membro do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).

Respeitado por sua competência técnica tanto pelo PSDB quanto pelo PT, rivais na política, Eduardo Jorge teve sua carreira política dedicada às causas ambientais e às melhorias da saúde pública brasileira.

Considerado um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, Eduardo foi secretário da Saúde da cidade de São Paulo de 1989 a 1990, durante o governo de Luiza Erundina (na época no PT), e de 2001 a 2002, durante a gestão de Marta Suplicy (PT), participando da regulamentação das leis do Sistema Único de Saúde (SUS) e dobrando o número de equipes do Programa da Saúde da Família.

Após deixar o PT, Eduardo filiou-se ao Partido Verde (PV), e, em 2005, assumiu a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Ele ficou cargo até 2012, durante as gestões de José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (na época no DEM), com quem o PV fez aliança.

Na pasta do Meio Ambiente, criou o programa Carta da Terra e ampliou a área verde protegida de São Paulo de 15 milhões para 45 milhões de metros quadrados.

A trajetória de Eduardo Jorge