NOTÍCIAS
01/09/2014 12:53 -03 | Atualizado 26/01/2017 22:02 -02

9 lições de vida que só os avós podem ensinar

Reprodução/Facebook/vovopalmirinha

Hoje em dia, você pode estudar cálculo multivariável na Khan Academy, dominar perfeitamente a técnica de passar delineador com um tutorial do YouTube e aprender a fazer sabonetes, cremes e manteigas em casa no Pinterest. No entanto, existem algumas lições de vida que só os avós podem nos ensinar. Essas são as melhores:

Case com o seu melhor amigo(a)

Você pode beijar um monte de sapos ao longo do caminho, mas saberá quando tiver encontrado o seu príncipe (ou princesa!). A beleza exterior acaba, o dinheiro fica curto e paixões avassaladoras se acalmam com o tempo, mas o seu melhor amigo(a) sempre estará do seu lado. Ninguém vai te entender melhor do que o seu melhor amigo(a), então só procure alguém que seja um grande amigo(a) para dividir a sua vida.

Encontros cara a cara são melhores do que o Facebook

Sejamos sinceros: Apesar de você poder enviar mensagens pelo Whatsapp, Twitter ou Facebook para os amigos até os dedos não aguentarem mais, nada pode substituir o valor de passar tempo com alguém pessoalmente. Aprenda com os seus avós: Deixe o celular em casa e comprometa-se a passar tempo de qualidade com os amigos. Você ficará surpreso com a quantidade de pequenas coisas que você acaba perdendo nas redes sociais – chorar de tanto rir, revirar os olhos, os comentários perfeitamente sarcásticos e tudo mais que torna os seus amigos singulares.

Abrace a tradição

Seja jantar juntos toda noite ou fazer uma receita especial para a ceia de Natal, toda família tem rituais que servem como uma cola que a mantém unida. Manter essas tradições cria vínculos fortes e indestrutíveis – e isso é muito bom.

Nunca é tarde demais para começar de novo.

Novos começos requerem resiliência e coragem – duas coisas que os avós conhecem muito bem. Se os nossos avós tivessem tido medo de recomeçar na vida, nós provavelmente não estaríamos aqui hoje. Muitos avós imigraram para um novo país, mudaram de profissão e reconstruíram suas vidas após guerras, desastres naturais e ruína financeira. Lembre-se disso quando o próximo capítulo da sua vida chegar ao fim. Não tenha medo de descobrir o que está atrás da próxima porta.

Faça um álbum de família

E não estamos falando de um álbum de fotos no iPhone. Não há nada que se compare q poder sentar com os filhos e poder folhear um álbum de fotos, revendo os cortes de cabelo esquisitos, os primeiros namorados, aprendendo a andar de bicicleta. É como ter milhares de livrinhos de histórias nas mãos. Ao invés de colocar todas as suas fotos no Facebook ou em uma pasta no seu laptop, vá imprimindo algumas fotos de vez em quando para incluir na coleção.

Aprecie as pequenas coisas

A vida é muito melhor quando apreciamos o que temos do que se vivermos reclamando do que nos falta. Os nossos avós, que sobreviveram alguns momentos turbulentos da história conhecem o poder que há em pausar e expressar nossa gratidão. Ao enfrentarmos adversidades, buscar consolo nas pequenas coisas – o sorriso de uma pessoa querida ou o cheirinho de chuva – pode renovar o nosso ânimo. A ciência concorda: De acordo com a revista Psychology Today, “Pesquisas mostram que podemos cultivar a gratidão de maneira deliberada e assim aumentar o nosso bem-estar e felicidade”.

Nunca subestime a importância da família

A família pode ter vários formatos. Claro, existe a sua família biológica, mas um grupo de apoio do AA, uma organização LGBT ou uma pequena vila nas Filipinas também pode ser a sua família. Não importa como você a define, mas os avós entendem a importância de ter um sistema de apoio próximo para nos ajudar quando enfrentamos dificuldades na vida. Ninguém precisa viver a vida sozinho.

Prepare aquela receita da família

Já ouvimos várias pessoas dizer que o avô ou avó faz o melhor bolo de chocolate ou talvez seja um frango, matza, pupusas, etc… Será que todos estão falando a verdade? Realmente, as receitas caseiras passadas de geração em geração têm um sabor todo especial. Uma das formas em que nossos avós nos demonstram amor é cozinhando, então porque não retribuir esse carinho mantendo a tradição da família?

Conserve

O tempo, dinheiro e recursos são preciosos. Os avós sabem melhor do que ninguém que essas coisas podem desaparecer bem rápido. Conservar nossos recursos talvez seja a coisa mais importante que nós podemos fazer para maximizar o nosso tempo e aumentar a nossa qualidade de vida. Não tenha medo de levar marmita para o trabalho, trocar o carro pela bicicleta, plantar uma horta – é melhor para o meio-ambiente, seu bolso e sua saúde.