NOTÍCIAS
27/08/2014 17:06 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:54 -02

Flamenguistas ainda são maioria no Brasil, mas diferença para corintianos cai, aponta pesquisa Ibope

Montagem / Estadão Conteúdo

O diário esportivo Lance! divulgou, nesta quarta-feira (27), uma pesquisa, realizada pelo Ibope, indicando quais são as maiores torcidas do país. O levantamento, o quinto produzido pelo instituto (já havia sido feito em 1998, 2001, 2004 e 2010), apontou, mais uma vez, o Flamengo como o clube com mais torcedores do Brasil, à frente do Corinthians. A novidade, porém, foi a diminuição da distância entre flamenguistas e corintianos: apenas 2,6 pontos percentuais separam as duas torcidas, ante 4,9, em 2010 - em números absolutos, o Flamengo conta com 32,5 milhões de adeptos, contra 27,3 milhões de torcedores do Corinthians.

Para o vice-presidente geral do Flamengo, Walter D'Agostino, o fato de o Timão ter um novo estádio ajudou a aumentar sua torcida: " Se nós tivéssemos a oportunidade de termos um estádio, tenho certeza que nossa torcida subiria". Mário Gobbi, presidente do clube paulista, por outro lado, optou por ressaltar a grandeza dos dois clubes, minimizando uma possível rivalidade entre Corinthians e o clube rubro-negro. "Não vejo essa disputa como uma rivalidade para ver qual dos dois tem a maior torcida. Conseguimos conviver bem, as duas equipes, sabendo bem do tamanho e da importância das respectivas torcidas", afirmou.

São Paulo (em terceiro), Palmeiras (quarto) e Vasco (quinto) mantiveram, no novo levantamento, suas posições do antigo ranking, que viu uma relevante ascensão da torcida atleticana, que subiu da nona para sexta colocação, superando os arquirrivais cruzeirenses, que se sustentaram no sétimo posto.

"Com dois anos de Ronaldinho Gaúcho, Libertadores e bicampeão mineiro, não tem como a garotada não torcer para o Atlético", provocou Alexandre Kalil, presidente do clube mineiro.

Entre os "grandes", quem também subiu foi o Internacional, agora o nono time com mais torcida do Brasil (era 10º antes) - os colorados encostaram nos gremistas, que caíram da sexta para a oitava posição. Outras rivalidade que se acendeu com a nova pesquisa é a do "Clássico Vovô" (Fluminense x Botafogo), já que os tricolores superaram os botafoguenses.

Confira a lista com as 15 maiores torcidas do brasil (em milhões de torcedores):