NOTÍCIAS
17/08/2014 11:34 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

24 GIFs feitos por drones mostram o mundo como você nunca viu

Drones automatizados tiveram a reputação manchada nos últimos anos. E com bons motivos, especialmente quando o governo dos Estados Unidos os usa para matar pessoas em países distantes sem ter de responder por seus atos.

Mas, mais recentemente, eles também têm nos dado uma nova perspectiva de mundo – literalmente. Colocando câmeras em drones, diretores estão obtendo imagens de fenômenos naturais e artificiais que podem ser belos, esclarecedores e enfurecedores ao mesmo tempo.

Pegamos algumas das imagens mais impressionantes capturadas por drones e as transformamos em GIFs para seu deleite. Você pode clicar nos GIFs para ver os vídeos completos, ou então rolar até o fim deste post.

Protestos políticos em Bangcoc.

bangkok

Conflitos entre polícia e manifestantes em Istambul.

istanbul

Fogos de 4 de Julho em Nashville, Tennessee.

fireqorks

Surfe dos sonhos na North Shore de Oahu, Havaí.

surfdrone

“Os drones permitem movimentos de câmera e imagens que nunca antes foram possíveis”, diz Ben Kreimer, um especialista em drones dop Laboratório de Jornalismo com Drones da Universidade de Nebraska-Lincoln, em um email ao Huffington Post.

A linda ilha chamada Koh Yao Noi, na Tailândia.

thailand

Monumentos e arranha-céus de Nova York.

nyc

As ruas inclinadas e sinuosas de São Francisco.

SF

Piscina em Palm Springs, Califórnia.

Pool

“Eles conseguem gravar imagens imersivas, que levam os espectadores em uma viagem pelos ambientes, voando perto do chão, da perspectiva de um gato, e momentos depois nas alturas, como um pássaro”, escreve Kreimer.

Festival Burning Man em Black Rock Desert, Nevada.

burningman

Propriedades dos mega-ricos em Connecticut.

estates

Erupção do Monte Yasur na Ilha de Tanna, Vanuatu.

volcano

O naufrágio do Costa Concórdia, na costa oeste da Itália.

concordia

“Eles são uma excelente ferramenta, com um número inimáginável de aplicações”, escreve Kreimer. “Os drones dão a jornalistas, diretores de filmes e cidadãos a capacidade de capturar de forma fácil e barata imagens únicas e perspectivas aéreas.”

As quedas de água das Cataratas do Niágara.

niagra

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

christ

Torneio de futebol em Gujarat, Índia.

soccer

Drones musicais da KMel Robotics, em Filadélfia.

music

Drones recreativos ainda são um hobby de nicho. Um drone com equipamento de vídeo pode custar até 10 000 dólares. E uma colcha de retalhos de leis estaduais mantém os donos de drones em um limbo legal. Cada Estado americano tem uma abordagem diferente em relação aos drones.

Perfomance de dança com drones e humanos, em Tóquio.

dance

Drone grafiteiro de um artista de rua nova-iorquino.

graffiti

Debandada de golfinhos perto de Dana Point, na Califórnia.

dolphins

Lago Bogoria, no oeste do Quênia.

safari

Um grupo de acadêmicos questionou a Administração de Aviação Federal (órgão do governo americano que regula o espaço áereo) sobre o uso de drones. Eles dizem que a agência, ao criar obstáculos ao uso dos drones, está prejudicando pesquisas e inovações.

Girafas no Ol Pejeta Conservancy, no Quênia.

giraffes

Teste de lançamento do foguete Falcon9, da SpaceX.

spacex

Casal aprende dolorosamente a tomar cuidado com os drones.

wedding

E, finalmente, as selfies dos drones (ou “dronies”), tiradas na Nova Zelândia.

dronies

Será que as pessoas vão se acostumar com pequenos aparelhos motorizados voando por aí? Kreimer acredita que sim, assim como elas se acostumaram com outras tecnologias.

“A sociedade se acostumou com o conceito de câmeras portáteis”, escreveu ele. “Um punhado de pessoas vai usar drones com câmeras com motivos escusos, mas isso também acontece com filmadoras de mão.” Você pode ver todos os vídeos abaixo.