COMPORTAMENTO
12/08/2014 16:22 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

7 elogios sinceros (que não têm nada a ver com aparência)

No filme de 2004 Meninas Malvadas, que teve grande importância cultural, a estudante popular Regina George nos ensina uma lição importante: os elogios que fazemos às pessoas poderiam ser muito melhores.

Em uma cena, Regina intercepta uma garota no corredor para fazer um elogio um pouco desanimado à sua roupa. A garota se alegra e a agradece – mas, momentos depois de a garota seguir caminho, Regina vira os olhos e faz um gesto indicando que na realidade acha a menina e a saia dela horríveis.

Com sorte, a maioria de nós nunca terá que enfrentar alguém como Regina George, mas vale notar o método que ela usou para fazer elogios. Um elogio genuíno é sempre bom de se ouvir, mas é a sinceridade por trás do comentário que o torna estimulante. Ser elogiado pela roupa que vestimos é agradável, mas palavras gentis desse tipo deixam uma impressão apenas superficial. Se você quiser realmente dizer algo de bom a outra pessoa, experimente fazer um dos comentários abaixo. Você vai mudar o dia da pessoa para melhor, e sua gentileza também deixará seu próprio dia mais feliz.

"Você é um ótimo ouvinte"


"Conta mais, amiga."

Numa sociedade cheia de coisas que distraem nossa atenção, ser um ouvinte atento é uma qualidade altamente valorizada. Quando você diz a uma pessoa que ela é boa ouvinte, está lhe mostrando que aprecia sua presença e a atenção que ela presta quando vocês conversam. Ser ouvinte ativa também pode beneficiar seus relacionamentos. Logo, quando você agradece alguém por lhe ouvir, está fortalecendo a amizade com a pessoa.

"Você é uma pessoa realmente forte"


"Sim, você é."

A resiliência, ou capacidade de dar a volta por cima, é um fator importante para a felicidade. Quando você toma nota da força de uma pessoa, isso mostra que você percebe a agilidade emocional dela. Como observa em um blog da Psychology Today o especialista em bem-estar Brad Waters, LCSW, a capacidade de se reerguer depois de levar um tombo é uma das maiores qualidades humanas. “As pessoas resilientes são como bambus num furacão – elas se dobram, mas não se partem”, ele escreveu. “Ou, mesmo que se sintam partidas temporariamente, há algo em seu íntimo que sabe que elas não vão continuar assim para sempre.”

"Seu trabalho naquele projeto foi incrível"


"Parabéns pelo seu trabalh... Ops."

Não há nada mais gratificante que ouvir que seu trabalho, algo em que você investiu esforço e paixão, foi valorizado e apreciado. Pesquisas mostram que a produtividade aumenta quando estamos felizes no trabalho, e não existe maneira melhor (ou mais fácil) de espalhar o bom ânimo pelo escritório que transmitir um elogio genuíno sobre a qualidade do trabalho de alguém.

"Você me inspira"


"Sim, Demi! Sim!"

Ouvir que você é uma inspiração para outra pessoa é algo que eleva nosso astral imediatamente. Mas ter líderes e pessoas admiráveis em sua vida também pode ser bom para os negócios. Como explica Susan Krauss Whitbourne, Ph.D., professora de psicologia na Universidade de Massachusetts Amherst, ser uma influência inspiradora pode fazer maravilhas por nosso trabalho. “Quando profissionais têm líderes que se pautam pela ética, gostam mais deles”, Whitbourne escreveu num blog da Psychology Today. “E, igualmente importante, comportam-se mais positivamente na organização. Fica claro que ter supervisores que sejam bons exemplos a seguir é benéfico para todos.”

"Você é uma mãe maravilhosa"


Ai de Daenerys se não for boa mãe..."

Ou irmão, irmã, pai, tia ou avô. Quantas vezes você não ficou na dúvida, sem saber se estava fazendo o que era melhor para sua família? Como confessa The Orange Rhino, uma blogger do HuffPost Parents, todos os pais querem fazer o que é melhor para seus filhos. “Quero ser uma mãe que não se sente inadequada. Quem não olha para suas amigas (ou até para desconhecidas) e diz ‘uau, elas são mães incríveis, por que não posso ser como elas?’. Mas que, em vez disso, olha para as amigas e diz: “Uau, elas são mães incríveis, e eu também sou. Sou uma boa mãe.’” Ouvir de um terceiro que você está fazendo algo certo quando se trata de cuidar de seu filho ou outros relacionamentos é tranquilizador e é um dos melhores elogios que se pode fazer a alguém.

"Você é uma amiga incrível"


"Unha e carne."

Podemos ser feitos para ter amizades, mas isso não quer dizer que sempre sejamos tão bons nisso. Pesquisas indicam que criar relacionamentos sociais fortes traz múltiplos benefícios. Quando você diz a alguém que a pessoa é boa amiga, também lhe está dizendo que ela significa algo para você. E quem não gosta de sentir-se aceito?

"Você tem um coração lindo"


"Você também, Miley."

Qualquer pessoa pode elogiar um rostinho bonito, mas, como diz o ditado, o que vale é o que há por dentro. Se você quiser realmente comover uma pessoa, faça um elogio à sua personalidade, seu humor, seu coração. É isso o que ela é em seu íntimo, e é muito melhor ouvir isso que ouvir que você está usando uma saia bonita.