NOTÍCIAS
04/08/2014 16:34 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Comitê Rio 2016 anuncia calendário de eventos-teste da Olimpíada e Paralimpíada

MARCELLO DIAS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Comitê Rio 2016 anunciou, nesta segunda-feira (4), o calendário de eventos-teste dos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a serem realizados na capital fluminense. No total, serão 45 competições olímpicas e paralímpicas, que contarão com a participação de aproximadamente 8.400 atletas, sendo 1.200 deles paralímpicos. A série de eventos já teve início neste último domingo (3) com a Regata Internacional de Vela, na Marina da Glória, na Baía da Guanabara.

A realização dos eventos-teste serve como oportunidade para serem testados os locais de competição, bem como as operações das instalações. Serve, também, para dar aos atletas a possibilidade de competir nos locais onde serão disputadas as provas na Olimpíada e na Paralimpíada.

Dos 45 eventos-teste, 33 serão de esportes olímpicos, seis de esportes paraolímpicos e outros seis contendo tanto competições olímpicas quanto paralímpicas. Os eventos organizados pelo Comitê Rio 2016 formarão a série Aquece Rio, mas outros eventos-teste terão federações esportivas nacionais e internacionais como organizadoras.

“A definição do calendário é um passo importante, pois estes eventos nos permitirão testar todos os aspectos das competições e garantir que na hora dos Jogos tudo esteja perfeito para que os atletas possam obter seus melhores desempenhos”, afirmou Agberto Guimarães, diretor de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016.

Com exceção do evento de vela, que teve início neste domingo, os outros eventos-teste serão realizados em três grupos entre 2015 e 2016. O primeiro grupo, entre julho e outubro de 2015, reunirá, sobretudo, esportes ao ar livre. Ao realizar as competições no mesmo período do ano em que os Jogos serão disputados, o Comitê Rio 2016 almeja reproduzir nos eventos-testes as mesmas condições climáticas que serão encontradas na Olimpíada - remo, hipismo, ciclismo de estrada e maratonas aquáticas estão neste grupo de esportes.

O segundo grupo de eventos será realizado entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, durante o verão do hemisfério sul. Neste período, serão disputadas competições de eventos indoor, como tênis de mesa, boxe e rugby em cadeira de rodas. Entre março e maio de 2016, por fim, serão disputados esportes como de atletismo e natação olímpicos e paralímpicos. As datas das competições, no entanto, ainda podem sofrer alterações.

Para Delphine Moulin, gerente de eventos-teste do Rio 2016, “os eventos-teste são uma parte vital da preparação para a organização dos Jogos, garantindo a oportunidade de colocar em prática todo o nosso planejamento”. A “chance única” de realizar uma integração entre a equipe do Comitê Organizador com as federações esportivas nacionais e internacionais, bem como as equipes dos governos, “que também terão um papel crucial na entrega dos Jogos”, também foi destacada pela executiva.