NOTÍCIAS
30/07/2014 14:47 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Site de relacionamentos OKCupid manipula perfis de internautas

Depois do Facebook, mais um site manipulou internautas para conduzir um estudo sem prévio aviso. O OKCupid, uma popular página de encontros amorosos nos Estados Unidos, modificou os perfis dos usuários para descobrir como as pessoas escolhem parceiros românticos na internet. As informações são do jornal New York Times.

ok cupid

Foram realizados três testes. No primeiro, a empresa escureceu as fotos dos perfis dos internautas. No segundo, as descrições dos perfis foram escondidas, algo como "reduzir as luzes de um bar". E no terceiro, a empresa selecionou as pessoas com mais e com menos chances do internauta conseguir um encontro, de acordo com um algoritmo da companhia.

A OKCupid descobriu que a imagem é parte importante para a escolha de parceiros na internet e que os opostos se atraem, mas apenas se as pessoas acharem que são semelhantes.

A empresa publicou o estudo em seu blog oficial e ressalta que os internautas aceitaram participar das pesquisas como esta no momento da inscrição.“Se você usa a internet, fica sujeito a centenas de experimentos a qualquer tempo, em todos os sites”, disse Christian Rudder, presidente do OKCupid, no blog da empresa. "É assim que os sites funcionam."

Facebook

Um teste semelhante foi realizado pelo Facebook e envolveu aproximadamente 700 mil pessoas. No caso, a manipulação foi a exibição de conteúdos de teor emocional para avaliar como os internautas reagem a essas informações. A Federal Trade Commission está investigando o caso.

via: