NOTÍCIAS
15/07/2014 18:20 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:42 -02

Thor será mulher na próxima série da Marvel

Divulgação/Marvel

Marvel Entertainment anunciou hoje que Thor, personagem criado por Stan Lee cuja primeira aparição foi em 1962, será uma mulher na próxima série do quadrinho.

A revelação foi feita pelo Twitter do programa The View.

Em seguida, foi a vez do perfil da Marvel. Ele postou a primeira imagem da Thor.

Para comentar a mudança no gênero de um dos "três maiores" da Marvel — grupo que inclui, ainda, Capitão América e Homem de Ferro —, a empresa publicou uma nota em seu site:

Em outubro, Marvel Comics evolui novamente em uma das mudanças mais chocantes e excitantes de todos tempos, que balançará os "três maiores". O clássico deus do trovão não mais sustentará o martelo mágico Mjölnir, e uma heroína novinha em folha emergirá digna do nome Thor."

De acordo ainda com a Marvel, o título de Thor é designado a quem seja digno de empunhar o martelo. Por isso, "ela não é Mulher Thor. Ela não é Senhora Thor. Ela não é Thorita. Ela é Thor. Ela é Thor do Universo Marvel", ressalta Jason Aaron, autor da série.

A decisão de trazer um dos mais célebres personagens da Marvel como uma mulher é mais um passo para reposicionar os super-heróis, contemplando a diversidade de gênero — Thor será o oitavo personagem do sexo feminino da Marvel. Este reposicionamento nem sempre surtiu bons resultados. O site ValueWalk lembra que, em 2000, a Marvel tentou levar uma mulher à saga de Thor — Thorita —, mas caiu no mesmo problema de sempre: "na maioria das vezes, os novos personagens são simplesmente contrapartidas do sexo feminino para personagens masculinos existentes — Supergirl, Batgirl, Batwoman." O caso, agora, é a substituição definitiva, como lembra Wil Moss, editor da Marvel Comics:

"Não é uma substituta feminina temporária — ela é agora a única Thor."

A atitude pode levantar controvérsias entre os fãs, sempre predispostos a reclamar de mudanças. Um caso semelhante de alteração que afetou o humor dos leitores foi em 2011, quando a Marvel apresentou Miles Morales, rapaz negro de origem hispânica, como o novo Homem-Aranha na série Ultimate Comics: Spider-Man. No início, os fãs acusavam a Marvel de se adequar demais ao politicamente correto; entretanto, a HQ foi bem recebida entre os fãs de Peter Parker.

Por ora, a mudança provavelmente não afetará produções cinematográficas, que até o momento trazem o ator Chris Hemsworth como Thor. Mas Joss Whedon, diretor dos longas Os Vingadores e Os Vingadores 2: A Era de Ultron (a ser lançado no próximo ano), opinou sobre a alteração no Twitter.

Ou ficou realmente feliz ou está sendo sarcástico.

Thor é mulher