NOTÍCIAS

Vídeo resume conflito entre israelenses e palestinos

14/07/2014 16:30 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Uma animação muito bem feita explica o conflito entre Israel e os palestinos pela Terra Santa. O vídeo This Land is Mine ("Esta terra é minha", em tradução livre) mostra as sucessivas conquistas da região do Oriente Médio que hoje reconhecemos como Israel e os territórios palestinos.

O vídeo foi postado originalmente há um ano, mas a recente ofensiva aérea de Israel contra a Faixa de Gaza, que já deixou ao menos 175 mortos e foi anunciada em resposta a lançamentos de foguetes do Hamas, fez a animação voltar a circular nas redes sociais.

Leia também: Vídeo mostra como é viver um dia na Faixa de Gaza

A autora da animação, Nina Paley, fez um guia mostrando quem são os diferentes povos que aparecem no vídeo. São eles: o "homem das cavernas", cananeus, egípcios, assírios, israelitas, babilônicos, gregos, ptolemaicos, selêucidas, sacerdote hebreu (que não luta), macabeus, romanos, bizantinos, árabes califas, cruzados, mamelucos do Egito, turcos otomanos, árabes, britânicos, palestinos, sionistas, Hamas/Hezbollah/Organização para a Libertação da Palestina, Estado de Israel, guerrilhas palestinas e, por último, o anjo da morte. Confira aqui o quadro explicativo dos desenhos.