VIRAL
14/07/2014 20:40 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Gringo Hero: newsgame em HTML5 relembra os melhores (e piores) momentos da Copa 2014

Reprodução

Três amigos brasileiros se juntaram e em apenas duas semanas fizeram algo incrível: um jogo que combina locais e personagens da Copa do Mundo com ações que relembram os momentos mais marcantes da competição. Lançado na sexta (11), Gringo Hero conquista a cada hora novos adeptos com seus personagens carismáticos, um ótimo senso de humor e efeitos sonoros muito bem trabalhados. Clique aqui para jogar.

Como no clássico jogo Super Mário World, a ação acontece em um mundo 2D plataforma. Mas no lugar do encanador que salva a princesa, em Gringo Hero você assume o papel de um estrangeiro que viaja pelas cidades-sede, acompanhando a Copa, vencendo obstáculos como cambistas, insetos gigantes e ataté argentinos para chegar na partida final.

abertura gringo hero

Exoesqueleto e o polêmico show de Cláudia Leitte com Pitbull e JLO no fiasco da abertura do Copa aparecem no primeiro capítulo

Conversei com um dos criadores do game, Felipe Marlon, que falou sobre detalhes do projeto, a repercussão até o momento e a motivação de fazer o game.

"Íamos fazer um jogo em que o gringo sofreria para assistir a um jogo da Copa. Mas, vimos que do amigo especialista em futebol ataté a nossa sogra, todos estavam falando de fatos como mordida do Suárez... Então pensamos em transformar essa memória coletiva em um game"

Ao longo das semanas, cada acontecimento marcante na Copa era um novo capítulo acrescentado no jogo. Segundo Felipe, a história "estava sendo criado diariamente na cabeça de todo mundo". A narrativa bem humorada de cada fase da competição captura o espírito "Copa da Zuera" que dominou a internet durante as disputas no campo.

"Se você observar, conforme o jogo avança, a faixa logo abaixo troca as notícias que correspondem às mecânicas, exatamente para reforçar a ideia de Memória da Copa"

neymar gringo hero

Joelhada de Neymar e derrota da Seleção por 7x1 para a Alemanha são um dos capítulos do game

"Ficamos muito felizes pela viralização e todos elogios em relação ao gameplay, visual e o som! É muito bom fazer um jogo que fez muita gente rir e anestesiar a dor da derrota. Esperamos que o jogo faça todo mundo lembrar que independente do resultado em campo, todos nos divertimos com o Mundial"