NOTÍCIAS
05/07/2014 22:09 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Definidos os jogos das semifinais da Copa do Mundo 2014

AP

A "Copa das Copas" está chegando ao fim. Nos dias 8 e 9 de julho, serão disputadas as semifinais do Mundial do Brasil, que conta com seleções tradicionalíssimas em busca do mais importante troféu do futebol mundial. Três das seleções que eram consideradas, antes do início da competição, favoritas, inclusive, seguem no páreo: Brasil, Alemanha e Argentina. Completa a lista a Holanda, que não pode ser considerada uma surpresa, já que disputou a final da última Copa, na África do Sul, contra a Espanha.

Os duelos Brasil x Alemanha e Argentina x Holanda serão especiais, já que ambas as partidas já decidiram Copas do Mundo. Em 1978, jogando em casa, os argentinos precisaram da prorrogação para bater a Holanda e vencer o torneio pela primeira vez. Brasileiros e alemães, por outro lado, decidiram o Mundial de 2002, vencido pelo Brasil.

Jogando em casa, o Brasil tem a pressão de vencer a Copa, mas seus adversários também não jogam totalmente descompromissados: a Alemanha não vence há 24 anos, a Argentina, há 28 e a Holanda tenta, enfim, ser campeã, depois de ser vice em três oportunidades.

Saiba mais sobre os duelos das semifinais:

Brasil x Alemanha (Belo Horizonte, 8 de julho, às 17h)

Brasil e Alemanha são as equipes mais tradicionais da Copa do Mundo: são as equipes com mais jogos disputados, mais vitórias, mais finais e mais semifinais. Só não são, também, a dupla com mais títulos, porque a Itália tem quatro, um a mais que os alemães - o Brasil, sabemos, é pentacampeão. Apesar disso, brasileiros e alemães só disputaram uma partida em Copas, na final de 2002, vencida pela Seleção. Nesta Copa, as equipes chegaram como as maiores favoritas, ao lado da Espanha, já eliminada e da Argentina, que segue na briga. Mesmo sem Neymar, fora da competição, o Brasil quer voltar a fazer valer o "fator casa" e despachar os rivais. Não será fácil, já que a Alemanha conta com uma jovem - e excelente - geração e quer ser campeã depois de 24 a anos.

Argentina x Holanda (São Paulo, 9 de julho, às 17h)

Argentinos e holandeses já decidiram uma Copa do Mundo, em 1978, quando os donos da casa sul-americanos levantaram o caneco, e protagonizaram outras grandes partidas na competição, como quando a Holanda despachou os "hermanos" nas quartas de final da Copa de 1998. Nesta Copa, vêm embalados por boas campanhas e comandados por craques que podem decidir o jogo em um lampejo de genialidade - Messi e Robben, respectivamente. Os holandeses vinham com uma campanha perfeita até enfrentarem a Costa Rica, tendo que vencer o jogo somente nos pênaltis. Os argentinos, por outro lado, venceram todas suas partidas no Mundial - são os únicos -, embora que em nenhuma delas tenham mostrado um futebol convincente. Duelo equilibrado na Arena Corinthians.