COMPORTAMENTO
02/07/2014 17:12 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:26 -02

Como uma senha de computador mudou a vida afetiva de Mauricio Estrella

Thinkstock

Sempre que há vazamento de informações de um sistema digital, especialistas em segurança alertam sobre formas de criar senhas fortes. Dizem que devemos usar o mínimo de oito caracteres alfanuméricos, trocar a senha periodicamente e outros conselhos bastante úteis.

Mas nenhum especialista poderia sugerir que a senha escolhida é capaz de salvar a sua vida.

Foi o que aconteceu com o equatoriano Mauricio Estrella. No artigo "How a password changed my life", ele narra uma cadeia de eventos positivos em sua vida que tiveram como origem uma senha de computador.

Em 2011, Mauricio estava depressivo por causa do divórcio recente. Pensava em como as coisas tinham dado errado. Um dia, ao chegar no trabalho e ligar seu computador, encontrou uma mensagem bastante comum a usuários do sistema Microsoft Exchange — e um tanto repetitiva:

Sua senha expirou. Clique em "Alterar senha" para alterar sua senha.

A cada 30 dias, o sistema automaticamente descartava a senha anterior e pedia uma nova. Não qualquer senha nova: ela deveria ter, pelo menos, oito caracteres sendo um caractere maiúsculo, um caractere minúsculo, um símbolo e um número. E não era possível repetir uma senha usada nos últimos três meses.

"Naquela manhã, eu estava furioso. Era terça-feira, 9:40 da manhã", conta Mauricio, no artigo. "Eu estava atrasado. Ainda usava meu capacete. Acho que esqueci o café da manhã. Algo tinha gosto de cigarro na minha boca. Eu tinha de fazer minhas coisas até antes da reunião das 10 e tudo o que encontrava diante de mim era uma enorme perda de tempo."

Mauricio lembrou do conselho de um ex-chefe: "Vou usar uma senha para mudar a minha vida."

A senha escolhida foi Forgive@h3r ("Perdoe-a", em tradução livre).

Por um mês, Mauricio teve de digitar — inúmeras vezes ao dia, todos os dias — "perdoe-a".

"Esta ação simples mudou a forma que eu via minha ex-mulher. O lembrete constante de que eu deveria perdoá-la me levou a aceitar como as coisas aconteceram no fim do casamento e aceitar uma nova forma de lidar com a depressão na qual eu me afundava", explica. "Cada vez que eu digitava a senha, eu pensava em perdoá-la. O efeito curativo veio imediatamente."

Um mês depois, o servidor novamente pediu a alteração da senha. Mauricio digitou Quit@smoking4ever ("Pare de fumar para sempre").

Mauricio parou de fumar. "Esta senha era doída de digitar durante aquele mês, mas fazer isso me ajudou a berrar para mim mesmo, na minha cabeça, enquanto eu digitava. Me motivou a seguir meu objetivo mensal."

No mês seguinte, a senha foi Save4trip@thailand ("Economize para a viagem à Tailândia", em tradução livre). Três meses depois, Mauricio estava no país asiático.

Também usou as senhas Sleep@before12 ("Dormir antes da meia-noite"), Ask@her4date ("Chame-a para sair"), No@drinking2months ("Não beba por dois meses"), Get@c4t! ("Tenha um gato") e Facetime2mom@sunday ("Faça ligações em vídeo com a mãe todo domingo"). Todos eles funcionaram.

Apenas Eat2times@day ("Coma duas vezes ao dia") não deu certo. "Continuo gordo", diz Mauricio. Continua gordo, mas algo mudou: no dia 21 de junho, depois de usar a senha Save4@ring ("Economize para uma aliança"), Mauricio ficou novamente noivo.