MULHERES
27/06/2014 17:59 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:46 -02

Isto é o que acontece quando uma mulher tem seu rosto editado em 25 países

ESTHER HONIG

"Me faça parecer bonita".

Foi o que Esther Honig pediu a 40 editores de foto - em 25 países. Através do site de compartilhamento Fiverr, Honig, uma jornalista que se interessa por Humanidades, mandou uma foto dela mesma "photoshopada" pelo mundo para mostrar como critérios culturais afetam os padrões de beleza. Os resultados mostram como o ideal de "mulher perfeita" é duvidoso.

estherhongorig

Honig descobriu que as pessoas de cada país usaram uma perspectiva diferente de beleza na sua imagem. Ela ficou surpresa com o quanto que os valores culturais de um país se mostram como preferências estéticas. Especificamente, uma imagem que ela recebeu de Marrocos foi "um pouco chocante no início". Ela disse ao The Huffington Post por e-mail que "evidenciou minha falta de percepção cultural. Claro, alguém de um país onde a principal religião é o Islã pode escolher colocar uma hijab na minha imagem, já que isso está alinhado com seus padrões culturais. Para mim, realmente adicionou profundidade ao meu projeto por tocar no conceito de religião e costumes, não só estética".

moroccoesther

Ver sua imagem manipulada em tantas dimensões teve um profundo impacto na sua percepção de si mesma. "Eu procurei essa oportunidade voluntariamente e adorei o resultado, mas me deixou mais consciente de algumas coisas, como o tom assimétrico da minha pele, que foi retocado por quase todos os editores", disse. "Eu vi minha imagem ser suavizada com filtros assim como foi radicalmente transformada com emendas, esticadas e novas angulações que reestruturaram completamente o meu rosto. Ver alguns trabalhos pela primeira vez me fez soltar um grito".

Leia também: Por que você deve ensinar sua filha a ser mais do que bonita

Honig não quer dar a "moral da história" do projeto, que ainda está em andamento. "Ver a coleção de antes e depois pode mostrar tendências em modelos de beleza que representam cada cultura de origem dos designers, mas isso é inteiramente baseado em nossa interpretação", disse ela.

Mesmo assim, o projeto derruba o mito de um único modelo de beleza. Como Honig escreveu em seu site: "Photoshop nos permite ter padrões inalcançáveis de beleza, mas quando os comparamos em uma escala global, alcançar o ideal fica ainda mais ilusório".

Veja outras imagens incríveis da "transformação" da jornalista:

Índia

estherindia

Ucrânia

ukraine

Venezuela

venezuela

Argentina

estherargentina

Vietnã

vietnam

Filipinas

phillipines

Romênia

romania

Sri Lanka

sri lanka

Estados Unidos

us

Grã-Bretanha

uk

Israel

estherisrael

Itália

estheritaly

Austrália

estheraustralia

Bangladesh

estherbangladesh

Chile

estherchile

Alemanha

esthergermany

Grécia

esthergreece

Indonésia

estherindonesia