NOTÍCIAS
26/06/2014 17:09 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

Presidente do Egito pede que população caminhe e use mais bicicleta

Twitter/Reprodução

O novo presidente do Egito fez um pronunciamento inusitado na última sexta-feira (13). Vestindo roupas esportivas, Abdel Fattah al-Sisi pediu à população que caminhe e use mais bicicleta como meio de transporte.

Segundo o presidente, a atitude ajudaria o país a economizar 104 bilhões de libras egípcias no próximo ano. O dinheiro seria gasto com subsídios para o setor de energia, para o qual é destinado atualmente um quinto da receita do Egito.

Para mostrar que está engajado na causa, Sisi participou de uma maratona com centenas de ciclistas, incluindo um grupo de figuras públicas, na cidade do Cairo.

“Ao utilizar seu carro, você paga cerca de quatro libras a cada 20 quilômetros rodados, e o Egito paga oito libras para esses 20 quilômetros”, disse o presidente. “Se 3 mil pessoas pedalarem comigo, imagine quanto isso economizaria por ano”, falou.

Além disso, o Clube de Ciclistas do Cairo afirma que aumentar o uso da bicicleta poderia combater outros problemas crescentes no país: a obesidade – já que o Egito é o 7º país com mais pessoas acima do peso – e o trânsito.

No entanto, nem todos apoiam a iniciativa. No Egito, para cada 100 mil pessoas, 42 morrem por conta de acidentes de trânsito, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Além disso, ciclistas mulheres reportam assédio frequente de transeuntes.