COMPORTAMENTO

24 imagens magicas provam que levitação é possível (GIFs)

26/06/2014 10:19 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:45 -02

"Uma vez que você provar o voo, você vai andar para sempre pela terra com os olhos voltados para o céu", disse Leonardo da Vinci há alguns séculos. Artistas sempre foram fascinados com a perspectiva de voar e flutuar; dos esboços de Da Vinci para a Máquina Voadora às pinturas oníricas de Marc Chagall. E com o avanço da tecnologia século 21, o sonho de voar tornou-se muito mais real. Tomemos, por exemplo, a arte fascinante da fotografia de levitação.

three

Black Balloon Antics de Damon Dahlen (foto: Damon Dahlen/Huffington Post)


Temos que agradecer ao fotógrafo Damon Dahlen por estas imagens de movimento hipnótico, um caleidoscópio de truques visuais e admiração estética. Ele é a mente por trás de toda uma série de fotografias focadas na levitação e que parecem alcançar o impossível. Homens e mulheres desafiam a gravidade com facilidade mágica - dançando, caindo, pairando e voando pelo ar. Os atos impressionantes são capturados em formato de GIF, transportando o ato de voar a novas alturas.

Para criar suas obras de levitação artística, Dahlen se engaja em um processo complexo e intrigante, juntando fotos estáticas, uma após a outra. "Eu geralmente fotografo uma pessoa levitando - alguém em um plano, descansando em um banquinho ou uma escada - e, em seguida, tiro uma fotografia de base. Então, eu coloco a foto de levitação sobre a foto base e removo a pessoa que está descansando", ele explicou. Suas imagens em movimento - os GIFs - são um pouco mais complicados, e podem demorar um par de horas a vários dias para serem concluídos. Ele tem que repetir o processo acima e outra vez, tirando várias fotografias, sempre levando em consideração a velocidade e a ênfase quando as imagens se juntam em um frenesi de movimento.

"Eu amo o fato do GIF ter desbloqueado o meio termo entre foto e vídeo", acrescentou Dahlen. "Não é mais um meio usado apenas para focar nas partes mais engraçadas dos vídeos. Com a potência que o photoshop se tornou e a percepção de que essa capacidade permite aos artistas brincar com áreas antes incansáveis, fez com que as possibilidades sejam infinitas".

Seus resultados, apresentando marionetes escuras e etéreas dançarinas de caixas de música podem ser observadas na série de GIFs hipnóticas logo abaixo.