COMPORTAMENTO
25/06/2014 11:54 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:52 -02

Como dizer que você ama o seu pai (sem, de fato, usar essas palavras)

carolina terp/Flickr

Se você fica um pouco nervoso sobre falar que ama o seu pai, você não é o único.

Uma pesquisa recente da Wilkinson Sword revelou que 43% das pessoas acham que deveriam dizer "Eu te amo" com mais frequência, enquanto quase 25% admitiram que nunca dizem essas três palavras.

Mas porque será que o relacionamento com os nossos pais estagnou?

Certamente nessa era de farta expressão emocional, os pais é que deveriam ter medo de expressar as emoções e não os filhos mais novos e auto-conscientes.

A psicóloga Anjula Mutanda explica: "Existe muito amor pelos pais; no entanto, esses resultados identificam o quão constrangidos e pouco à vontade os britânicos sentem-se em de fato falar diretamente para os pais que eles os amam. As crianças pequenas geralmente expressam amor e afeição pelos pais mais livremente, mas, da pré-adolescência em diante, os abraços e a expressão 'eu te amo' pode diminuir entre pais e filhos. À medida que o tempo passa, nós podemos perder o hábito de falar 'eu te amo'. Quando mais tempo isso acontece, mais acabamos evitando fazê-lo".

Por outro lado, diz Anjula, quanto mais dissermos "eu te amo", mais fácil e mais natural se torna expressar esse sentimento. "Aí conseguimos nos livrar não só do constrangimento, mas também podemos demonstrar verdadeiro apreço pelo nosso pai, que o deixará feliz".

É só colocar a frase "Como mostrar ao meu pai que eu o amo?" no Google que você verá quantas pessoas aparentemente sofrem com esse problema.

Não vale amar o pai só no Dia dos Pais...
 

Você também descobrirá que existem muitos homens e crianças que lutam para expressar o sentimento de afeição paterna.

Em um lindo e sábio post escrito no blog do HuffPost, Roland C. Warren destaca quatro importantes lições que todo pai deve aprender.

- "O meu filho(a) sabe que é importante para mim?"

- "O meu filho(a) sabe que eu o(a) amo?"

- "O meu filho(a) sabe que o que ele(a) faz é importante para mim?"

- "O meu filho(a) sabe o quanto eu me orgulho dele(a)?"

Warren sugere que um pai (especialmente no caso do relacionamento entre pai e filho) deve rotineiramente reafirmar essas questões, se quiser formar um vínculo duradouro.

Então se você está lutando para estabelecer intimidade emocional como o seu pai, talvez esteja na hora dos dois trabalharem um pouco nessa questão.

Aqui está uma seleção de dicas simples para ajudar a fortalecer o seu relacionamento — e talvez leve você e seu pai ao ponto de conseguirem falar essas três palavras especiais.

7 maneiras de dizer que ama o seu pai

LEIA MAIS

- Atenção, pai: 20 coisas que sua filha pequena gostaria que você soubesse

- Este vídeo de um pai se exercitando com a filha bebê é uma fofura sem fim

- 11 fotos divertidas do "Melhor Pai do Mundo" com sua adorável filha

- Pai transforma brincadeiras do filho em cenas de filmes de ação (VÍDEO)