NOTÍCIAS
09/06/2014 17:44 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:43 -02

Às vésperas da Copa, aeroporto de Confins tem obras inacabadas, poeira e dificuldades para os passageiros (FOTOS)

LINCON ZARBIETTI/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), será a porta de entrada para milhares de turistas brasileiros e estrangeiros pelas próximas cinco semanas. Ainda assim, menos da metade das obras previstas para a Copa do Mundo foram concluídas. Segundo o último balanço do Portal Transparência, de 30 de abril, apenas 47% da reforma do terminal de passageiros e da modernização do sistema viário de Confins estavam prontas. Só 41% da reforma e ampliação da pista de pouso e do sistema de pátios haviam terminado.

Segundo a Infraero, "todas as melhorias destinadas ao atendimento da demanda prevista para a Copa foram entregues no final de maio". Em nota enviada ao Brasil Post, a empresa informa que o saguão de embarque foi totalmente reformado, com a troca de nove pontes de embarque, cinco elevadores e sete escadas rolantes. O estacionamento foi todo ampliado e o novo acesso viário está pronto, também segundo a estatal.

Apesar de a Infraero assegurar que todos os aeroportos estão prontos do ponto de vista operacional, é evidente que a paisagem e o espaço de Confins não são os ideais para receber os passageiros durante o Mundial. Ainda há tapumes dando boas-vindas aos turistas, com dezenas de operários dividindo espaço com os viajantes.

A reportagem do Brasil Post esteve no aeroporto nesta segunda-feira (9), a três dias do início da Copa. O barulho das máquinas, barro e poeira ainda compõem o cenário do aeroporto neste início de semana da abertura do Mundial. Entre as obras inacabadas, estão a via de acesso ao embarque, o estacionamento do terminal e até a praça de alimentação de Confins, como uma fun zone com a temática do Mundial.

Faça um tour pelo pior aeroporto nos preparativos para a Copa do Mundo

LEIA MAIS:

- Dilma: Aeroportos estão preparados para receber os turistas da Copa

- Após alagamento no Aeroporto de Brasília, técnicos trabalham para evitar inundações

'Obras remanescentes'

A Infraero diz que, após a Copa, vai planejar o cronograma de "obras remanescentes", que vão incluir a reforma das salas de embarque, a instalação de mais elevadores e a ampliação da ala de desembarque internacional.

A fun zone em Confins deve abrir as portas no dia 11 de junho, segundo a assessoria da estatal. Serão montados telões com programação integral de futebol. Também será possível acessar internet wi-fi, jogar futebol de botão, pebolim e vídeo games.

O total de investimentos nas obras de Confins é de R$ 509,6 milhões.

Datas de jogos em Belo Horizonte e provável aumento de fluxo de passageiros em Confins:

14/07 (Sábado)

Colômbia X Grécia

17/07 (Terça-feira)

Bélgica X Argélia

21/07 (Sábado)

Argentina X Irã

24/07 (Terça-feira)

Inglaterra X Costa Rica

8/07 (Terça-feira)

Semifinal