COMPORTAMENTO

A reação deste menino autista contra o bullying nos deixou sem palavras (VÍDEO)

16/05/2014 16:51 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Uma das coisas mais difíceis de se fazer quando você sofre bullying é enfrentá-lo. Pior ainda é enfrentá-lo sem que o problema se agrave.

E é exatamente isso o que torna a atitude de Jake mais extraordinária. Jake é um jovem autista que se defendeu dos valentões da sua classe ao desabafar durante uma das aulas de educação física. A atitude corajosa foi filmada como parte do projeto “The Bully Project”, uma campanha de ação social que pretende acabar com o bullying.

“Hum”, disse ele um pouco trêmulo, tentando se manter centrado. “Eu... Não acho que vocês realmente me enxergam como uma pessoa. Eu acho que vocês me veem como um grande alvo. Vocês estão sempre me deixando fora de tudo... Nunca prestam atenção em mim ou em qualquer coisa que eu digo.”

“Eu quero tentar ser amigo de vocês, mas vocês não tentam ser meus amigos”, continuou. “E isso me faz sentir muito... Mal.”

Em entrevista ao Upworth, Jake disse que, desde o dia da gravação do vídeo, as coisas passaram a rolar muito melhor:

O bullying tem causado um grande impacto na minha vida, mas depois que o vídeo foi gravado eu fiz muitos amigos... Às outras crianças autistas, eu aconselho que, se vocês estão sendo intimidadas, tentem pedir para que parem e não reaja. Se isso não funcionar, recorra a um adulto. Pode parecer difícil, porque nós não conseguimos lidar com tanto estresse assim como outras crianças que não têm autismo, mas você vai conseguir passar por cima disso e se tornará uma pessoa ainda mais incrível – na verdade, você já é!

Veja o Jake se defender no vídeo acima!

LEIA TAMBÉM:

- "Ter um filho autista me tornou uma pessoa melhor"

- 8 coisas que você precisa saber sobre o autismo