VIRAL
14/05/2014 16:51 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Contra a chatice da burocracia, Prefeitura de Curitiba aposta no relacionamento 2.0 com os cidadãos

A aridez da burocracia costuma irritar os cidadãos.

O contato deles com o Estado, por meio das repartições, sempre esbarra em dificuldades de comunicação.

Contra a chatice da burocracia, a Prefeitura de Curitiba decidiu inovar em seu canal mais acessível ao público. Pela internet, a estratégia de comunicação é utilizar bom humor para fomentar o diálogo e a transparência com os cidadãos.


O relacionamento 2.0, pelas contas oficiais da prefeitura no Facebook e no Twitter, começou em março do ano passado e visa à aproximação do poder público com o internauta, usuário dos serviços públicos.

"Nossa proposta é de uma linguagem mais humana e próxima, afinando como o órgão público se relaciona com as pessoas", afirma o responsável pelo time de social media da Prefeitura de Curitiba, Marcos Giovanella.

Como consequência, a página de Curitiba se tornou a mais pop das prefeituras municipais do Brasil. Conta com 178 mil fãs no Face e quase 26 mil seguidores no Twitter. O Brasil Post fez uma curadoria das postagens mais divertidas da prefeitura.

Os posts mais divertidos da Prefeitura de Curitiba



Cidadania 2.0

A equipe de redes sociais e internet da Prefeitura de Curitiba tem atualmente sete pessoas, integralmente dedicadas aos canais on-line.

O diretor de redes sociais da prefeitura, Marcos Giovanella, disse ao Brasil Post que o projeto de cidadania 2.0 que comanda foi inspirado nas ferramentas digitais de Nova York, Barcelona e Amsterdã.

"O prefeito [Gustavo Fruet, do PDT] fica no nosso pé para sermos transparentes nos diálogos, e nós respondemos a 100% das questões [dos usuários]", conta Giovanella. "Cada insatisfação de cidadão que recebemos pelas redes sociais é uma oportunidade para conversarmos com ele."

A divulgação de informações sobre o trânsito em tempo real é um dos principais serviços prestados, sobretudo em dias de grande congestionamento em Curitiba.

O sucesso é inquestionável:

curitiba