NOTÍCIAS
13/05/2014 14:07 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:35 -02

Copa 2014: Fifa divulga detalhes da cerimônia da abertura da competição

Divulgação / Fifa

A Fifa divulgou, nesta terça-feira (13), detalhes da cerimônia de abertura da Copa do Mundo, que precederá a partida entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Segundo a belga Daphné Cornez, diretora artística do espetáculo, “a cerimônia de abertura é uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. É espetacular a emoção aqui, todos estão motivados. Às vezes têm o cansaço, o calor, as repetições, mas todos mantêm o sorriso no rosto. É impressionante”.

Os “tesouros” apontados pela belga serão representados por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma bola central de led, com mais de 90 mil clusters e 7 mil nits de luminosidade, que se movimenta pelo gramado.

Atualmente, mais de 600 bailarinos – ginastas acrobatas e de trampolim, capoeiristas e pernas-de-pau também se farão presente - ensaiam para a apresentação, que terá a duração de 25 minutos. Os organizadores estimam que, para cada minuto do show, foram gastas 20 horas de preparação artística.

Uma das grandes preocupações dos organizadores da cerimônia é manter intacto o gramado - um especialista foi designado para este propósito. Os objetos foram colocados na grama por quatro horas e a umidade e a reação do campo foram medidas antes e depois do teste, durante quatro dias.

“Como a cerimônia é durante o dia, não podemos usar muita iluminação ou fogos de artifício. No gramado, nada de elementos pontiagudos ou muito pesados. Por isso, o nosso show vai ser muito focado na expressão dos bailarinos, cenografia, nas coreografias, fantasias e na trilha sonora, que ficou muito bonita e levou dois meses e meio para ser composta”, afirma Joana Havelange, diretora executiva de planejamento e suporte a operações, Joana Havelange.

Findada a apresentação, a cerimônia de abertura será encerrada com a performance da música oficial da Copa, “We Are One”. Os intérpretes oficiais da canção, o rapper Pitbull e as cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte, além do grupo Olodum, estarão presentes.