NOTÍCIAS
08/05/2014 15:57 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

Anistia Internacional faz campanha por liberdade de expressão no Brasil

Reprodução

A Anistia Internacional lançou nesta quinta-feira uma campanha mundial contra a repressão da polícia brasileira aos protestos contra a Copa, dando 876 cartões amarelos ao governo brasileiro.

“Todas as pessoas têm o direito de protestar de maneira pacífica – exercer seu direito humano a liberdade de expressão e manifestação pacífica – e o governo brasileiro tem a obrigação de garantir que possam exercê-lo. Por isso estamos dando o cartão amarelo ao governo brasileiro”, diz a Anistia em comunicado.

A Anistia cita os protestos de junho que aconteceram em várias partes do país e diz que a reação da polícia foi o uso da força, bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha.

“Protestos devem continuar a acontecer nas próximas semanas e o Congresso brasileiro está considerando novas leis que poderiam ser usadas para reprimir os manifestantes. Além disso, regulamentações e treinamentos inadequados para o policiamento de manifestações apresentam um risco de provocar mais ferimentos a manifestantes devido ao uso excessivo da força pela polícia. Juntos, nós podemos usar nossa liberdade de expressão e enviá-los um aviso. Junte-se a nós e entre em ação agora”, afirma a Anistia.

Para participar, basta preencher o formulário aqui e enviar uma carta à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Congresso Nacional senador Renan Calheiros. A votação dura 25 dias.