NOTÍCIAS
01/05/2014 13:17 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

Na Turquia, mulheres lançam campanha no Twitter para os homens fecharem as pernas no transporte público

twitter.com

Você está sentada no metrô ou no ônibus e um homem senta ao seu lado. Minutos depois, você percebe que está espremida de tanto que ele abriu as pernas, invadindo o seu espaço. Quem nunca?

Irritadas com essa situação, o Coletivo Feminista de Istambul (IFK) iniciou neste mês a campanha “Feche suas pernas” para denunciar abusos em espaços públicos. Em resposta, dezenas de mulheres postaram fotos de homens de pernas bem - eu quis dizer BEM - abertas em ônibus e trens com as hashtags #bacaklarinitopla (“feche suas pernas”) and #yerimisgaletme (“não ocupe meu espaço”). Segundo o jornal Hurriyet, as hashtags entraram nos trending topics no Twitter quando a campanha foi lançada, há duas semanas.

Aqui, o pôster da campanha:

Enquanto algumas mulheres da campanha chamam isso de abuso deliberado ao seu espaço pessoal, sociólogos apontam que, inconscientemente, estereótipos de gênero impactam a linguagem corporal de homens e mulheres em público. “Essa situação é apenas homens ignorando mulheres e acreditando que o espaço público é deles. Tentar ter a maior parte do espaço é completamente relativo ao desejo de poder”, disse uma ativista turca do IFK ao site Bianet.

O abuso do espaço público não é um problema turco, mas global. Mulheres de vários países aderiram à campanha no Twitter e no tumblr “Homens ocupando muito espaço no trem”. Veja algumas fotos e nos conte se rola uma identificação:

(Com Huffington Post)