NOTÍCIAS
29/04/2014 15:24 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

Teste compara diversas marcas de fones de ouvido

Getty Images via Getty Images
American singer and musician Stevie Wonder uses a pair of headphones, Londong, England, 1974. (Photo by Getty Images)

Qual é a melhor marca de fones de ouvido? Se você pensou em grifes como Beats by Dr. Dre, Skullcandy e Bose, errou. Pelo menos é o que sugere um estudo preparado pelo site FindTheBest para a revista Time.

O FindTheBest, comparou quase 3 mil fones de ouvido. A lista inclui desde os pequenos dispositivos intra-auriculares, usados com smartphones e iPods, até os grandes modelos supra-auriculares, preferidos por DJs e audiófilos.

O estudo considerou análises publicadas em sites como CNET, Wired e TechCrunch (que tiveram 80% de peso na avaliação), e características técnicas dos gadgets (20% de peso). Dessa média ponderada resultou uma nota de 0 a 100 para cada par de fones.

Ben Taylor, do FindTheBest, calculou a média de cada marca para obter uma nota que indica a qualidade média dos modelos vendidos nos Estados Unidos por cada fabricante. Vejamos um resumo do que ele constatou:

Os que não agradaram

Plantronics, Beats by Dr. Dre, Skullcandy, Koss, Creative e Philips até têm alguns bons fones de ouvido, diz Taylor. Mas é preciso escolher com muito cuidado, já que essas empresas também vendem dispositivos que deixam a desejar na qualidade sonora e no conforto. Essas seis marcas tiveram as piores notas na análise, na faixa de 57 a 72 pontos.

Os medianos

Bose, Apple, Panasonic, Audio-Technica, JVC e Sennheiser ocupam a faixa intermediária, com notas entre 73 e 78 pontos. Também nesse caso, há modelos específicos que tiveram notas elevadas, como o excelente (e caro) QuietComfort 15s, da Bose (nota 96). Mas essa qualidade não se repete em todos os modelos da marca.

Os mais bem avaliados

AKG, Sony, Pioneer, Klipsch, Grado e Shure foram as seis marcas mais bem avaliadas, com notas entre 79 e 90. Elas mostraram ter qualidade consistente em toda a linha de produtos.

Vale notar que Klipsch, Grado e Shure estão entre as marcas mais caras. Já as outras três – AKG, Sony e Pioneer – também têm modelos com boa relação custo/benefício. A presença da Sony nesse time de elite surpreende, já que é uma marca popular, com enorme variedade de modelos.

A tabela abaixo resume a qualidade média de cada marca segundo os critérios do FindTheBest:

tabela