COMPORTAMENTO
27/04/2014 15:01 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

As aventuras mais divertidas de Vovó Nilva e seu neto-herói

Facebook/Vovó Nilva

Você já deve ter lido e se emocionado com a história de Vovó Nilva. O neto dela, Fernando Aguzzoli, largou a faculdade para se dedicar à avó, que sofria de mal de Alzheimer. Ao longo de 2013, o universitário gaúcho tentou retribuir full-time os cuidados e carinho de dona Nilva durante a infância dele.

Para tornar um pouco melhor a vida da "jovem octagenária", como a chamava, Fernando decidiu encarar com bom humor a doença da avó e mergulhar com ela nas aventuras fantasiosas características de um paciente com Alzheimer.

Como Fernando explica na página Vovó Nilva no Facebook, "vítima do Alemão Alzheimer, [Nilva] passou a transformar o passado amargo em doces lembranças fantasiosas". A vovó se tornou "dona de um - novo - humor desprendido e dos mais cativantes possíveis".

Nilva se foi em dezembro de 2013, e todas as aventuras da nonna e experiências que ela contou para o neto estarão reunidas no livro Quem, eu?, que deve ser lançado por ele neste ano.

O Brasil Post reuniu algumas das histórias mais divertidas que Nilva e Fernando viveram juntos. É muito amor mesmo... Mais abaixo, indicamos alguns links para você conhecer melhor a doença, entender a prevenção, os sintomas e o tratamento.

Vovó Nilva e seu neto-herói <3

Mal de Alzheimer

- O que é Alzheimer? Perguntas frequentes

- Doença ligada ao envelhecimento afeta a memória

- Dráuzio Varella: o quadro clínico da doença de Alzheimer