NOTÍCIAS
26/04/2014 20:37 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02

Conheça a orquídea que tem cara de macaco

Reprodução

A natureza é mesmo surpreendentemente linda. Vira e mexe encontramos por aí uma espécie de planta ou animal que ainda não conhecíamos e ficamos ‘embasbacados’ com a sua beleza. É o caso da orquídea Dracula símia, popularmente conhecida como orquídea-cara-de-macaco. Você consegue imaginar por quê?

Encontrada, apenas, em florestas úmidas e nebulosas de regiões montanhosas do Equador e Peru, essa espécie de orquídea lembra muito o rosto de um primata - e, por vezes, até o macaco inteiro.

Além da aparência curiosa, essa planta se torna ainda mais interessante por ser muito difícil de ser encontrada. Apesar de florescer o ano todo, a espécie gosta de se desenvolver em áreas de difícil acesso, com altitude entre mil e dois mil metros. Essa não tem mesmo medo de altura, né?

A primeira pessoa a avistar uma orquídea-cara-de-macaco foi o botânico chileno Hugo Gunckel Luer. A descoberta aconteceu em 1978, quando Luer relatou que a planta exala um cheirinho de laranja. Depois dele, alguns fotógrafos tiveram a chance de clicar a espécie. Confira, abaixo, algumas fotos que estão rolando pela internet.

Orquídea-cara-de-macaco