NOTÍCIAS

"Cabelo vassoura de bruxa": comentário de Faustão sobre dançarina de Anitta gera revolta

22/04/2014 09:48 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:29 -02
Divulgação/Facebook

Um comentário para lá de deselegante do apresentador Faustão, no programa do último domingo (20), repercutiu mal nas redes sociais.

Enquanto relembrava a clássica cena em que a dançarina Arielle Macedo deixou a funkeira Anitta constrangida, Fausto Silva disparou: "Arielle com cabelo vassoura de bruxa" (o vídeo do domingo passado pode ser assistido aqui).

O comentário poderia ser apenas uma destiladinha de veneno, já que Arielle entregou o segredo de Anitta em rede nacional. Faustão já havia chamado a dançarina de "pentelha".

Entretanto, a qualificação negativa aos cabelos cacheados da jovem nos remete mais uma vez ao racismo cordial dos brasileiros.

arielle

A comunidade do Facebook Cacheando em Salvador, que exalta a beleza negra, fez uma postagem no próprio domingo protestando contra as palavras de Faustão. A mensagem foi direcionada aos 2,8 mil membros do grupo e acabou ganhando as redes sociais.

"Não aceitamos mais que nos sejam impostos os padrões eurocêntricos de beleza", escreveram as líderes da comunidade. "Não iremos tolerar que racismo seja reproduzido em nenhum ambiente e em grande mídia então. Não aceitaremos mais que nos 'eduquem' para sermos racistas!"

O Brasil Post entrou em contato com a assessoria da TV Globo para comentar o caso, mas não conseguiu uma resposta até a publicação deste texto.

LEIA TAMBÉM:

- 'Tentei ler para ver se era isso mesmo', diz universitária chamada de preta, macaca e safada

- Racismo no Brasil: ator preso por engano, resposta de Glória Maria e 'cheiro de neguinha' no BBB