COMPORTAMENTO
17/04/2014 15:36 -03 | Atualizado 26/01/2017 21:23 -02

Muita ou pouca barba? Estudo revela o segredo para "atrair as mulheres"

Dave McLean/Flickr

Que tipo de barba torna os homens mais atraentes para as mulheres? Porções volumosas de pelos distribuídos por todo o rosto ou uma barba rala e desparelha? Segundo um estudo publicado ontem (16) a resposta é: depende.

De acordo com o trabalho apresentado pelo professor Rob Brooks, diretor do Centro de Pesquisa, Evolução e Ecologia da Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália, a escolha das mulheres se relaciona muito mais com o contexto em que estão inseridas, do que com o tipo da barba escolhido pelos homens em si.

O estudo reforça que em um ambiente dominado por homens de rosto liso, chama muito mais a atenção aquele que deixou a barba crescer.

O mesmo resultado também se aplica na situação oposta, afinal, em um cenário repleto de homens barbudos, quem faz a barba se destaca com naturalidade. "Isso sugere que homens com pelos no rosto se tornam menos atrativos à medida que as barbas se tornam cada vez mais popular", disse Brooks.

barba

Para a construção do estudo, o pesquisador usou de fotografias de 36 homens em três estágios de barba diferentes - rala (depois de cinco dias), normal (com 10 dias) e espessa (depois de quatro semanas) -, além de imagens dos mesmos homens sem barba.

Organizadas em grupos, as imagens deveriam ser classificadas pelos voluntários dentro de níveis de “atratividade”. Em todas as variações do teste, quanto mais distinto era o modelo - barbudo em um grupo de homens com pouca barba, ou com rosto liso em grupo de barbudos -, mais ele pontuava.